Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Consumo de cigarro cai no Brasil

Pela primeira vez no Brasil, menos de 15% da população é fumante.

O Ministério da Saúde apresentou a mais recente pesquisa, em que aponta a queda do consumo de tabaco. A Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) entrevistou 325.835 pessoas entre os anos de 2006 e 2011 e constatou uma queda de 20 para 18,1% de homens fumantes; e de 13 para 12% na quantidade de mulheres que fumam. Estima-se que está redução esteja relacionada a medidas como o aumento no preço do produto, restrição do fumo em ambientes fechados e a proibição de propaganda.

Pela primeira vez no Brasil, menos de 15% da população é fumante. O cirurgião cardíaco Mauro Paes Leme considera que a divulgação de informações sobre os prejuízos do tabagismo para o corpo é uma das principais formas de reduzir ainda mais esta marca.

Imagem: Antonio Scorza / O GloboConsumo de cigarro cai no Brasil (Imagem:Antonio Scorza / O Globo)Consumo de cigarro cai no Brasil

“O cigarro reduz o calibre das artérias e provoca lesão direta na parede dos vasos, que podem entupir, aumentando a probabilidade de infarto do coração e consequentemente morte. O fumo aumenta em dez vezes o risco de morte súbita em relação ao não fumante”, explica.

De acordo com a pesquisa recente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o Brasil é o primeiro país no mundo com maior número de mortes causadas por insuficiência cardíaca. Reduzir a adesão ao cigarro é uma alternativa para mudar este quadro, já que são responsáveis por 25% dos óbitos por doenças do coração. Com informações do Extra

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.