Fechar
GP1

Redenção do Gurgueia - Piauí

Delano Parente pede 15 dias de “férias” de dentro da cadeia

O pedido foi atendido, mesmo com descontentamento por parte de alguns vereadores de Redenção do Gurgueia.

  • Foto: Priscila Caldas/GP1Prefeito Delano Parente chegando ao GaecoPrefeito Delano Parente preso na Operação Déspota

O prefeito de Redenção do Gurgueia, Delano Parente (PSB), enviou um ofício para os vereadores do município, pedindo 15 dias de férias do cargo. O pedido foi feito dentro da cadeia, onde está preso desde o dia 14 de julho, na Operação Déspota, em que o gestor foi detido por crime de fraude em licitação.

Os vereadores de Redenção do Gurgueia tiveram conhecimento do documento na última quinta-feira (4), durante uma sessão extraordinária, na Câmara Municipal. A informação foi repassada ao GP1 pelo vereador Daniel Bezerra, que criticou a forma que o presidente da Casa permitiu que o vice-prefeito tomasse posse no cargo abandonado por Delano Parente.

Segundo Daniel Bezerra, na ocasião também foi apresentado um requerimento assinado por ele e por mais três vereadores (Bertoldo Mendes, Francisco das Chagas e Nilda Soares), em que os mesmos solicitaram que Delano Parente fosse afastado definitivamente do cargo. A solicitação foi realizada por base da Lei Orgânica do Município, onde determina que a ausência do prefeito superior a vinte dias enseja na perda do mandato.

Entretanto, ainda de acordo com Daniel Bezerra, o Presidente da Câmara Municipal, o vereador Ampario Gil, homologou o pedido do prefeito, concedendo os 15 dias de férias, conforme havia pedido. Após isso, foi convocado que o vice-prefeito, José Carlos, fosse empossado como prefeito interino, durante o pedido de “folga” do chefe do executivo municipal de Redenção do Gurgueia.

“Esse prefeito [José Carlos] está no cargo ilegalmente. O presidente da Câmara deu posse para ele sem consultar nenhum vereador. Sendo que naquele dia [quinta-feira], o Delano já estava preso há 22 dias. Ele não podia fazer isso sozinho. Foi uma infração gravíssima porque o certo era que considerasse a cadeira de prefeito de Redenção do Gurguéia vazia”, denunciou.

“O pedido de Delano Parente só foi considerado porque ele [o presidente da Câmara Municipal] se considera acima da lei. Ele se sente o 'Eduardo Cunha' de Redenção do Gurgueia porque ‘tá’ brincando e ferindo a lei. Ele não considerou o prazo permitido legalmente”, complementou o vereador. Por fim, o parlamentar também afirmou que o fato aconteceu porque o vereador Ampario Gil faz parte da base aliada da Prefeitura.

Outro lado

Procurado, o vereador Ampario Gil não foi localizado para comentar a denúncia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.