Fechar
GP1

Piauí

Desembargadora Enedina Maria dos Santos toma posse como presidente do TRT

A desembargadora Enedina Maria Gomes dos Santos assume a gestão do TRT/PI a partir do dia 1º de janeiro de 2014 para um mandato de dois anos.

A desembargadora Enedina Maria Gomes dos Santos tomou posse como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - Piauí (TRT/PI). A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (20) no Plenário do Tribunal e contou com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho e Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, João Batista Brito Pereira, representantes da OAB, do Ministério Público do Trabalho e da Amatra 22, além dos desembargadores e juízes do Trabalho, servidores, advogados e familiares.
Imagem: DivulgaçãoDesembargadora Enedina Maria dos Santos toma posse no TRT(Imagem:Divulgação)Desembargadora Enedina Maria dos Santos toma posse no TRT
É a segunda vez que Enedina Gomes dos Santos assume a Presidência do TRT/PI. Em seu discurso de posse, ela revelou que, entre as metas de sua gestão na área judiciária, haverá especial atenção com os processos em fase de execução, considerando a importância de o jurisdicionado receber efetivamente os direitos que tenham sido reconhecidos pela Justiça. Também serão priorizadas as ações coletivas, por envolver o interesse de um maior número de pessoas.

Na área administrativa, o foco da gestão será a conclusão do novo prédio-sede do TRT/PI. Ela revelou que, em busca de objetividade no alcance dessa meta, já estabeleceu até a data para inaugurar a nova sede, devidamente mobiliada: será dia 14 de outubro de 2016. "Vamos envidar todos os esforços necessários para a realização dessa e de outras metas. Para isso, espero contar com o apoio e a parceria de todos, sem descuidar das demais atividades", pontuou.

O presidente da seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PI) , Willian Guimarães, destacou a confiança que os advogados e a população piauiense tem na Justiça do Trabalho, fruto da celeridade e do zelo com que os magistrados piauienses atuam. E colocou a OAB/PI à disposição para parcerias com a nova gestão do TRT/PI.
Imagem: DivulgaçãoDesembargadora Enedina Maria dos Santos toma posse no TRT(Imagem:Divulgação)Desembargadora Enedina Maria dos Santos toma posse no TRT
Já o presidente da Amatra 22 (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho do Piauí), Carlos Wagner Nery da Cruz, juiz da Vara do Trabalho de Bom Jesus, enfatizou o modo de gerenciar da nova presidente, focado em resultados efetivos. "Certamente será uma gestão realizadora", frisou.

O procurador do Ministério Público do Trabalho, José Heraldo de Sousa, pontuou desafios da nova gestão, como o cumprimento das metas nacionais do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e garantir a celeridade da Justiça do Trabalho. "Os desafios são grandes, mas grande também é a capacidade de gestão da nova administração", disse.

Para o ministro do TST e Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, João Batista Brito Pereira, que está realizando uma correição ordinária no no Piauí, a relação harmoniosa e respeitosa existente no Tribunal, e entre o TRT/PI e as outras instituições, é fundamental para o progresso das atividades da corte. "Eu me deparei com o slogan da Justiça do Trabalho Itinerante do Piauí – A Justiça que anda – e aquilo me chamou muito a atenção. E depois do que vi e ouvi aqui no Piauí nessa correição, me parece que tudo conspira a favor na Justiça do Trabalho", acentuou, complementando que a Corregedoria propõe uma aliança com a nova administração no intuito de servir e de contribuir para o bom andamento das atividades do Tribunal.

Finalizando os discursos, o presidente do TRT, desembargador Francisco Meton Marques de Lima, iniciou sua saudação mencionando os paradigmas quebrados pela desembargadora Enedina Gomes dos Santos, que foi a primeira mulher desembargadora da Justiça do Trabalho do Piauí e a primeira que assumiu a Presidência do TRT/PI, de 2002 a 2004, sendo a mais jovem da corte.

O atual presidente, desembargador Meton Marques de Lima, aproveitou para fazer uma rápida prestação de contas da sua administração, que se encerra em 2014. Destacou a retomada da construção da nova sede, a implantação do PJe nas Varas do Trabalho e na segunda instância, modernização da segurança dos dados do Tribunal com a aquisição da sala-cofre, instalação da Central de Itinerância e a aquisição de veículo apropriado para esta finalidade, instalação da Varas do Trabalho de Uruçuí e inauguração da nova sede da Vara do Trabalho de Bom Jesus, assim como a implantação do posto avançado da Vara de Uruçuí em Teresina, que passou a funcionar como a quinta Vara do Trabalho de Teresina.

"É importante frisar que todas as conquistas do Tribunal só são possíveis por que há a continuidade das ações das gestões. O TRT/PI é fruto do trabalho de todos", finalizou.

A desembargadora Enedina Maria Gomes dos Santos assume a gestão do TRT/PI a partir do dia 1º de janeiro de 2014 para um mandato de dois anos.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.