Fechar
GP1

Saúde

Dia D de mobilização contra H1N1 inicia oficialmente neste sábado

A campanha nacional realizada pelo Ministério da Saúde segue até o dia 20 de maio de 2016.

O Dia D de mobilização de vacinação contra a gripe H1N1, um dos tipos de Influenza, começa oficialmente neste sábado (30) em todo o Brasil. A campanha nacional realizada pelo Ministério da Saúde segue até o dia 20 de maio de 2016. A meta, segundo a ‘Agência Brasil’, é vacinar pelo menos 80% de 49,8 milhões de pessoas.

Imagem: Hospital das ClínicasVacina contra gripe H1N1(Imagem:Hospital das Clínicas)Vacina contra gripe H1N1

Deverão ser imunizadas crianças com idade entre seis e cinco anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, profissionais de saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas, detentos e funcionários do sistema prisional. O critério de escolha para os grupos prioritários seguem recomendação da Organização Mundial da Saúde, sendo estes “os mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias”.

O governo federal começou a distribuição da vacina Oseltamivir (Tamiflu) no dia primeiro de abril e até o dia 22 de abril, pelo menos 22 estados receberam 30,7 milhões de doses, equivalente a 57% do total. O ministério afirma que “ao todo, são 54 milhões de doses que protegem contra três subtipos do vírus da gripe – A (H1N1), A (H3N2) e influenza B.” De acordo com a reportagem, a previsão é que 100% das vacinas sejam entregues até o dia 06 de maio.

Segundo a Gerente de Vigilância da Secretaria de Saúde, Miriane Araújo, "O Piauí já recebeu 24% do total de doses esperadas, ou seja, corresponde ao número de 190 mil, que serão distribuídas de acordo com os critérios epidemiológicos de casos. O município de Teresina já recebeu suas doses e já informou que deve antecipar a campanha, dando prioridade justamente para a orientação do Ministério da Saúde, que é para iniciar pelo grupo prioritário, no caso, os profissionais de saúde, por estar mais vulnerável ao vírus influente”. Em Teresina, a vacinação teve início na última terça-feira (26).

Gripe H1N1
De acordo com o Ministério, o surto da doença começa a aparecer no mês de junho, com a chegada do inverno. É necessário que a pessoa com suspeita da gripe procure um atendimento médico e que o tratamento seja observado nas primeiras 48 horas do início dos sintomas. As vacinas estarão disponíveis nas unidades públicas de saúde.

Os principais sintomas da doença são febre e infecção aguda das vias aéreas (incluem qualquer parte do aparelho respiratório, como nariz, garganta, pulmões, traqueias, entre outras). Também pode surgir dor de cabeça e de garganta, vômito, diarreia, calafrio, moleza, roquidão, tosse seca e náuseas.

Como forma de prevenção da infecção, as regras básicas são colocar a boca ao tossir ou espirrar, evitar lugares aglomerados, lavar bem as mãos e com frequência e utilizar máscara higiênica quando necessário.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.