Fechar
GP1

Saúde

Dilma e Obama acertam criação de vacina contra o vírus Zika

Os dois presidentes concordaram em unir esforços para produzir a vacina e produtos terapêuticos contra o vírus.

A presidente Dilma Rousseff conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para criarem um grupo de alto nível para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus Zika. Os dois presidentes concordaram em unir esforços para produzir a vacina e produtos terapêuticos contra o vírus. A conversar a aconteceu na sexta-feira (29).

Segundo a Agência Brasil, as pesquisas serão feitas em cooperação já existente entre o Instituto Butantan e o National Institute of Health (NIH). Os pesquisadores já estudam uma vacina contra a dengue, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Imagem: DivulgaçãoObama e Dilma(Imagem:Divulgação)Obama e Dilma

Os presidentes também decidiram que o ministro da Saúde, Marcelo Castro deve manter contato com o Departamento de Saúde dos Estados Unidos a fim de aprofundar a cooperação bilateral na área.

Alemanha

O Ministério da Saúde da Alemanha confirmou na sexta-feira (29) que o país já registrou cinco casos de zika vírus entre outubro de 2015 e janeiro deste ano. O ministério não informou mais detalhes sobre os pacientes

Recentemente autoridades de saúde da Dinamarca confirmaram que um homem que fez viagem ao Brasil e ao México teve o resultado positivo para o vírus zika. O dinamarquês que tem entre 20 e 30 anos, teve febre, dores de cabeça e dor muscular, e se submeteu ao teste na terça-feira (26) no Hospital Universitário de Aarhus.

Os médicos acreditam que o jovem deve se recuperar logo. Lars Ostergaard, médico que está cuidando do caso, disse que não vê risco da doença se espalhar pela Dinamarca. Ainda não existe vacina contra doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Microcefalia

Margaret Chan, diretora-geral da OMS declarou que apesar de a presença do vírus ter grande correlação com casos de microcefalia no Brasil, ainda não está totalmente comprovado que um afeta o outro. Para a síndrome de Gullain-Barré, colapso neurológico que pode ser causado pelo vírus, também faltam evidências.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.