Fechar
GP1

Política

Dilma empossa Lula como ministro da Casa Civil em meio a protestos

Além do ex-presidente, outros três ministros também foram nomeados.

A presidente do Brasil Dilma Rousseff acaba de dar posse ao novo ministro da Casa Civil, trata-se do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava sendo investigado na Operação Lava Jato por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

Imagem: Vio MundoLuiz Inácio Lula da Silva(Imagem:Vio Mundo)Luiz Inácio Lula da Silva

Além de Lula, outros três ministros também foram nomeados. Jacques Wagner que até então ocupava o ministério assumido pelo ex-presidente foi deslocado para o Gabinete Pessoal da República. Dilma também nomeou Eugênio Aragão como ministro da Justiça e Mauro Lopes para a Secretaria da Aviação Civil.

A posse foi concedida na manhã desta quinta-feira (17) em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. Ao mesmo tempo, milhares de manifestantes gritavam em coro contra a entrada de Lula no governo federal.

Dilma tentou se explicar sobre as ligações grampeadas pelo juiz Sérgio Moro, divulgadas ontem à imprensa. Os aúdios revelaram conversas estratégicas que ela teve com o ex-presidente sobre a nomeação do cargo. Na ligação, ela explica que vai enviar a ele um “termo de posse a ser utilizado em caso de necessidade”. No discurso de posse, ela alega que a quebra de sigilo do processo por parte de Moro é arbitrariedade, ou seja, tem caráter abusivo. Em nota, a presidente afirmou que vai processar o juiz por afrontar a lei.

Confira abaixo na íntegra:

Nota à imprensa

Tendo em vista a divulgação pública de diálogo mantido entre a Presidenta Dilma Rousseff e o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cumpre esclarecer que:

1 – O ex-Presidente Lula foi nomeado no dia de hoje Ministro-Chefe da Casa Civil, em ato já publicado no Diário Oficial e publicamente anunciado em entrevista coletiva;
2 – A cerimônia de posse do novo Ministro está marcada para amanhã às 10 horas, no Palácio do Planalto, em ato conjunto quando tomarão posse os novos Ministros Eugênio Aragão, Ministro da Justiça; Mauro Lopes, Secretaria de Aviação Civil; e Jaques Wagner, Ministro-Chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República;
3 – Uma vez que o novo ministro, Luiz Inácio Lula da Silva, não sabia ainda se compareceria à cerimônia de posse coletiva, a Presidenta da República encaminhou para sua assinatura o devido termo de posse. Este só seria utilizado caso confirmada a ausência do ministro.
4 – Assim, em que pese o teor republicano da conversa, repudia com veemência sua divulgação que afrontam direitos e garantias da Presidência da República.
5 – Todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis serão adotadas para a reparação da flagrante violação da lei e da Constituição da República, cometida pelo juiz autor do vazamento.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.