Fechar
GP1

Piauí

Duas mil pessoas reivindicam revitalização da Lagoa do Parnaguá

A principal reivindicação do movimento S.O.S. Lagoa de Parnaguá foi a implantação de um projeto de desassoreamento da lagoa e dos rios afluentes.

Na última sexta-feira (13), aproximadamente duas mil pessoas participaram de uma manifestação na cidade de Parnaguá reivindicando a revitalização da Lagoa do Parnaguá, principal fonte de abastecimento de agua e de renda dos pescadores do município.

A principal reivindicação do movimento S.O.S. Lagoa de Parnaguá foi a implantação de um projeto de desassoreamento da lagoa e dos rios afluentes, apresentado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) e sem nenhuma previsão de ser executado.
Imagem: Portal CorrenteManifestação Parnaguá(Imagem:Portal Corrente)Manifestação Parnaguá
Além disso, foi denunciado o desmatamento desenfreado nas margens da Lagoa para a implantação de pastagens, queimadas e pisoteamento da mata ciliar restante pelo gado das fazendas. O descaso de parte da população, aliado à omissão do poder público há muitos anos teriam resultado do assoreamento gradativo da lagoa e sua consequente seca.

“Também estamos organizando um abaixo-assinado que será enviado à gestão municipal, ao governador do estado, Câmara de Vereadores, para a Assembleia Legislativa, à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, para o Instituto Chico Mendes e demais órgãos que tenham competência para dirimir sobre essa causa ambiental. Precisamos que o projeto de desassoreamento inicie antes do período das chuvas”, falou uma das organizadoras do movimento, a advogada Ana Carla Marques.

Ana Clara lembrou também que o alerta já havia sido dado há muitos anos pelos ambientalistas da região. “A luta pela Lagoa de Parnaguá tem mais de 16 anos e foi iniciada por Absalão Castro, um dos fundadores da FULAPA, a Fundação Lagoa de Parnaguá. A FULAPA alertou a população, apresentou reclamações e projetos à Semar na tentativa de iniciar o processo de revitalização da Lagoa antes que secasse, mas nada foi feito”, relatou.
Imagem: Portal CorrenteManifestação revitalização Lagoa do Parnaguá(Imagem:Portal Corrente)Manifestação revitalização Lagoa do Parnaguá
Participaram da manifestação de forma muito significativa escolas municipais e estaduais, igrejas, colônia de pescadores, sindicato dos trabalhadores rurais e a população em geral, além de representantes da FULAPA, Absalão Castro, Badé e Suele Nogueira, o Superintendente de Meio Ambiente e Recursos Renováveis de Corrente, Jesy Jr., o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia, Ariderson Alves de Moura, vereadores e a prefeita da cidade, Anna Cecília Rissi.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.