Fechar
GP1

Piauí

Edson Melo diz que Teresina deve ter ônibus climatizados em 2016

"No próximo ano. Todas as linhas troncais vão ser ônibus especiais com ar-condicionado. As linhas ramais vão pegar dos bairros aos terminais", declarou o parlamentar ao GP1.

Em entrevista ao GP1, o vereador Edson Melo (PSDB) se manifestou sobre seu voto contrário ao projeto de autoria da vereadora Cida Santiago (PHS) para que os ônibus coletivos de Teresina sejam climatizados. Edson Melo afirma que já existe projeto da prefeitura de Teresina para climatização dos ônibus e que ele deve ser iniciado em 2016.

Presidente da Comissão de Legislação e Justiça, Edson Melo, apresentou parecer se manifestando contrário ao projeto. No dia 1º de outubro os vereadores de Teresina derrubaram o parecer da comissão ao projeto de lei. Além de Edson Melo, os vereadores Joninha (PSDB), Graça Amorim (PTB) e Jeová Alencar (SSD) votaram contra o projeto.

Edson Melo afirmou que a sua decisão foi baseada na posição dos técnicos da Câmara Municipal que analisaram o projeto e declararam que ele era inconstitucional.

Mesmo com o projeto indo para a votação, Edson não acredita que ele será sancionado.
Imagem: Lucas Dias/GP1Edson Melo(Imagem:Lucas Dias/GP1)Edson Melo
“O projeto não foi votado. Foi votado um parecer, que foi contrário. Porque já existe uma lei, do Plano Diretor de Transporte que já prevê ônibus com ar-condicionado nas linhas troncais. Eu como presidente da Comissão de Legislação e Justiça, sempre acompanho o parecer técnico. Nós temos três advogadas, concursadas, aprovadas pela Câmara que fazem um relatório técnico para subsidiar a Comissão de Legislação e Justiça, da qual sou presidente. Então, sempre vou votar pelo parecer técnico. Até um projeto meu, na semana passada eu retirei, porque elas disseram que o projeto é inconstitucional. Da mesma fora que disseram aqui. Eu vou atestar esse projeto e dificilmente ele vai ser aprovado aqui. Se for aprovado, vai ser vetado pelo prefeito”, declarou.

O vereador disse que não é contra ar-condicionado em ônibus e que mesmo assim, esse processo não aconteceria de forma rápida, pois o processo de renovação da frota deve acontecer na taxa de 15% ao ano.

“Não é que somos contra ar-condicionado em ônibus não. Não se bota ar-condicionado em ônibus por lei. Até porque não é chegar e mandar colocar ar-condicionado em ônibus. Ele tem que vir de fábrica. Também tem o processo de renovação de 15% ao ano. Não adianta aprovar uma lei, para não ser cumprida. E essa lei é inconstitucional, porque tem um acordo da prefeitura que, no próprio projeto de licitação, já tem previsto o que vai ser com ar-condicionado ou não. E se esse projeto de lei fosse legal, quem ia fazer não era a vereadora Cida não. Era o vereador Edson Melo que entende de transporte. Eu não ia dar essa chance para ela não. Então isso é demagogia”, afirmou o vereador.

Passagem vai ficar mais cara

O vereador explicou que estão se esquecendo de mencionar que o projeto vai acarretar aumento de custos, que podem afetar o preço da passagem.

“Outro detalhe que estão omitindo. Qualquer aumento de custo no transporte coletivo recai sobre a tarifa. Ela não fala que aumenta a tarifa não? Pois aumenta. Quando eu tenho um carro com ar-condicionado, eu comprei ele mais caro por causa do ar-condicionado. Meu carro consome mais por causa do ar-condicionado então consequentemente eu estou pagando mais caro para andar de ar condicionado. Outro detalhe que quero dizer, é que ninguém dá nada a ninguém através de lei. Se ela bota essa lei aqui. Não é ela que tá dando ar-condicionado, não é o prefeito, não é o governo que está dando. Tá onerando custo para o usuário. Alguém paga”, disse Edson Melo.
Imagem: Lucas Dias/GP1Edson Melo(Imagem:Lucas Dias/GP1)Edson Melo

Mudanças em 2016

Segundo o vereador, já em 2016, Teresina poderá ter ônibus com ar-condicionado logo a implantação dos terminais. O Plano Diretor de Transporte prevê que os ônibus conhecidos como “troncais”, que devem sair do terminal rumo ao Centro de Teresina, devem ter ar-condicionado, o que deve começar a acontecer no próximo ano, quando os terminais deverão ser finalizados e implantados.

“Já [tem previsão]. No próximo ano. Todas as linhas troncais vão ser ônibus especiais com ar-condicionado. As linhas ramais vão pegar dos bairros aos terminais. Vão ser construídos oito terminais. Dos terminais para o Centro, está previsto que vão ser ônibus com ar-condicionado. Ônibus maiores. Está tudo previsto no Plano Diretor que é lei, que foi feito na administração do Silvio Mendes e votada na gestão do Elmano”, explicou o tucano em entrevista ao GP1.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.