Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Estudante da UFPI ganha prêmio Mercosul de C&T em Brasília

Foram 339 projetos participantes dos países Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. 

Nesta última quinta-feira (01), o aluno identificado como Caio Araújo Damasceno, do Curso de Engenharia Elétrica da UFPI, recebeu a premiação de U$ 3500 dólares, após vencer o prêmio CNPq Mercosul de Ciência e Tecnologia, na categoria Estudante Universitário.

O projeto apresentando no CNPq Mercosul de Ciência e Tecnologia, foi orientado pelo Prof. Dr. Otacílio da Mota Almeida, e teve como título “HANDLE: uma prótese robótica de baixo custo”, a pesquisa de Caio Araújo começou na iniciação científica, que se transformou em seu trabalho de conclusão de curso (TCC).

  • Foto: Lucas Dias/GP1UFPIUFPI

A premiação foi dada ao aluno, Caio Araújo e ao Prof. Dr. Otacílio. A entrega da premiação ocorreu em solenidade no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, em Brasília, com participação do secretário de Governo para Ciência e Tecnologia e Inovação, Alvaro Prata; e do presidente do CNPq, Mário Neto Borges. Na plateia, estava o deputado federal Átila Lira que prestigiou o Piauí pela conquista do primeiro lugar. 

“HANDLE: uma prótese robótica de baixo custo”

A Handle é um projeto que surgiu diante de dois problemas enfrentados na atualidade. O primeiro é o elevado número de pessoas com deficiência nos membros superiores, que resulta em mais de 7 mil amputações desses membros por ano no Brasil, segundo estimativas. A segunda questão é o altíssimo valor de próteses funcionais, mecanismos robóticos controlados a partir dos músculos e/ou nervos, que custam hoje no mercado em torno de R$ 150.000, gasto que praticamente inviabiliza o acesso da população a esse tipo de prótese.

Através da impressão tridimensional, usando materiais de qualidade, de boa resistência e de baixo peso, percebeu-se uma solução prática para esse problema: A confecção de próteses impressas e personalizadas através da impressão 3D, que visa atender aos mais diversos tipos de traumas e amputações. O projeto será continuado no Laboratório de Automação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPI.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.