Fechar
GP1

Brasil

Ex-prefeita Lidiane Leite deve ficar presa em Pedrinhas

A Procuradoria da República no Maranhão recomenda prisão preventiva de Lidiane e reclusão na Penitenciária Feminina do Complexo.

Lidiane Leite, que ficou conhecida como "prefeita ostentação", deve ser transferida para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, considerado o mais violento do estado do Maranhão. A recomendação foi feita pela Procuradoria da República no Maranhão. Atualmente Lidiane que teve o mandato cassado, está no quartel do Corpo de Bombeiros. 

Imagem: DivulgaçãoEx-prefeita Lidiane Leite(Imagem:Divulgação)Ex-prefeita Lidiane Leite
De acordo com a revista Veja, o parecer da Procuradoria recomenda prisão preventiva de Lidiane e reclusão na Penitenciária Feminina do Complexo. O Ministério Público do Maranhão também defende a transferência da ex-prefeita. Para o promotor da Vara de Execuções Penais, Pedro Lino, a prefeita está gozando de privilégios, custodiada em um quarto que faz parte de uma clínica, com cama e ar-condicionado.
 
Determinação 

O juiz José Magno Linhares Moras, da 2ª Vara Federal havia determinado que Lidiane se entregasse e prestasse depoimento à Polícia Federal e seu recolhimento ao quartel dos Bombeiros. A Vara de Execuções Penais de São Luís ordenou a transferência da prefeita para o Complexo de Pedrinhas, mas a defesa de Lidiane conseguiu que ela permanecesse no quartel. 
 
O Código de Processo Penal prevê que prefeitos municipais devem ficar detidos em quartéis ou prisões especiais, quando são presos antes de serem condenados, mas o mandado de Lidiane foi cassado pela Câmara Municipal. 
 
A pedido do juiz, o Ministério Público Federal se manifestou. "Caso o pedido de reconsideração não seja atendido, o MPF, por intermédio da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, apresentará mandado de segurança junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, visando questionar o benefício concedido à acusada", afirmou o órgão em nota.
 
Envolvidos podem ser presos 

Além da ex-prefeita, outros gestores suspeitos de desvios de verbas na prefeitura de Bom Jardim, podem ser presos. O ministério Público Federal afirmou que vai requerer, por meio de recurso, a prisão preventiva dos envolvidos. Os ex-secretário de Agricultura, Antônio Gomes e o ex-secretário de Assuntos Políticos, Humberto Dantas foram soltos por ordem judicial. Eles são investigados de participação no desvio de verbas federais de programas de alimentação escolar, avaliadas em R$ 15 milhões.

Complexo de Pedrinhas

As unidades prisionais do Complexo Penitenciário de Pedrinhas ficaram conhecidas internacionalmente em 2013, pelos mais de sessenta casos de morte, a maioria delas com de forma bárbara como decapitações e esquartejamentos. Segundo o promotor Pedro Lima, nenhuma das mortes ocorreram na unidade feminina.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.