Piauí - Teresina

FHT reorganiza rede de saúde e muda atendimentos médicos no HUT

Para o primeiro atendimento, à população deve procurar os hospitais de bairro.

PRISCILA CALDAS

- atualizado

Em breve, apenas pacientes oriundos de outras unidades hospitalares poderão utilizar os serviços médicos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A mudança faz parte de uma reorganização acerca do novo perfil de atendimento de cada hospital, portanto casos de menor complexidade, deverão procurar outros locais.

Com essa nova organização, a rede hospitalar poderá oferecer à população uma assistência mais qualificada e direcionada a necessidade do paciente. O projeto está sendo finalizado e discutido com todas as unidades de saúde da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT).

  • Foto: Lucas Dias/GP1HUTHUT

Segundo a presidente da FHT, Fátima Garcez, o HUT é especializado em atendimentos de alta complexidade, especificamente pacientes com algum trauma, e com esse novo fluxo, a unidade hospitalar só receberá paciente referenciado, que é aquele encaminhado por outro hospital.

Para que o paciente tenha acesso ao atendimento em um hospital de maior complexidade e de acordo com a sua necessidade, a equipe médica passa o caso para a Central de Regulação de Leitos que faz a busca na rede de saúde e encaminha o paciente, garantindo o atendimento.

O diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, disse que os casos de menor complexidade acabam superlotando o hospital e prejudicando o atendimento dos pacientes com problemas mais complexos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Diretor do HUT, Gilberto AlbuquerqueDiretor do HUT, Gilberto Albuquerque

“O HUT tem uma grande estrutura que precisa ser melhor aproveitada. Desde que foi inaugurado, estamos preparando a rede para essa nova realidade e assim oferecer para a população um atendimento com mais qualidade e dentro dos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde”, destacou.

A presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcez, afirmou que a reorganização da rede é fundamental para otimizar o atendimento. “Os hospitais são preparados para atender casos de menor complexidade, como tosse, febre, vômito, dor de barriga etc. Caso seja necessário, o hospital encaminhará o paciente para uma unidade de maior complexidade, de acordo com a necessidade do paciente”.

Outros hospitais em Teresina
Para o primeiro atendimento, à população deve procurar os hospitais de bairro, como por exemplo: o do Parque Piauí, Monte Castelo, Primavera,  Matadouro, Santa Maria da Codipi, Satélite, Buenos Aires, Promorar e o do Dirceu, como também as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) dos bairros Promorar e Renascença.

  • Foto: Lucas Dias/GP1UPA do RenascençaUPA do Renascença
Mais conteúdo sobre:

Link do texto:

FHT reorganiza rede de saúde e muda atendimentos médicos no HUT
http://www.gp1.com.br/noticias/fht-reorganiza-rede-de-saude-e-muda-atendimentos-medicos-no-hut-404963.html

© 2007-2016 GP1 - O Primeiro Grande Portal do Piauí. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.