Fechar
GP1

Saúde

Fundação Municipal de Saúde mantém logística para garantir estoque de vacinas

Teresina conta com 104 salas de vacina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) trabalha no intuito de manter o estoque de vacinas completo para atender a demanda da população. As vacinas que fazem parte do Calendário de Vacinação Infantil até 1 ano de idade estão com estoque garantido e as crianças podem ser vacinadas normalmente em qualquer uma das 104 salas de vacina de Teresina.

“Uma logística está montada para atender a todas as escolas que ainda não receberam equipes para vacinar as meninas da faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde contra o HPV. Além disso, as vacinas triviral e tetra viral estão com estoque normal na capital”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

Já as vacinas contra o tétano e difteria (DT) e a tríplice bacteriana de células inteiras (DTP) estão com estoque zero em Teresina por conta do não repasse das doses pelo Ministério da Saúde à SESAPI, o que, consequentemente, provoca desabastecimento na capital. “As pessoas precisam estar cientes de que a DTP é indicada apenas como um reforço às crianças de 15 meses. Elas já tomaram doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses, através da vacina Pentavalente”, afirmou Luiz Lobão.

“Devemos sempre alertar para o fato de que algumas vacinas só devem ser tomadas dependendo das indicações do protocolo do Ministério da Saúde. Como é o caso da vacina antirrábica, que somente é aplicada no Hospital de Doenças Infecto Contagiosas (HDIC), e que as doses recebidas pela SESAPI já foram repassadas ao referido hospital através da FMS”, explicou Luiz Lobão.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.