Fechar
GP1

Saúde

Piauí registra sexta morte por dengue e aumento de 82% nos casos em 2024

A Secretaria de Estado da Saúde registrou a sexta morte pela doença no município de João Costa.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) registrou a sexta morte por dengue no ano de 2024, dessa vez no município de João Costa. Além disso, no boletim epidemiológico dessa segunda (16), a Pasta apontou um total de 6.081 casos prováveis da doença durante as 15 primeiras semanas desse ano, o que representa um aumento de 82,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Do total de casos , a Sesapi confirmou 143 como dengue com sinais de alarme, que incluem dor, vômitos, entre outros sintomas e outros 10 como dengue grave (febre alta, fadiga etc.).

Os dados constam no boletim epidemiológico de arboviroses, periódico semanal, que considera prováveis todos os casos inconclusivos, ignorados/brancos, dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave.

Confira abaixo alguns cuidados para evitar o mosquito da dengue:

Vasos de planta

- Sempre lembrar de colocar areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Recomenda-se, também, lavá-los uma vez por semana com sabão e escova.

Descarte correto de objetos que acumulam água

- Descarte corretamente latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro objeto que possa servir como criadouro do mosquito.

Limpeza de calhas e caixas-d'água

- Também é importante manter as calhas desobstruídas e livres de galhos e folhas e sempre deixar a caixa-d'água tampada.

Armazenagem de garrafas

- As garrafas devem ser armazenadas com tampa ou viradas com a boca para baixo, para evitar o acúmulo de água.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.