Fechar
GP1

Piauí

Greve na Uespi pode chegar ao fim após reunião com Franzé Silva

A greve unificada que envolve alunos, profissionais e servidores técnicos já dura 36 dias.

Após a oitava reunião dos representantes do movimento grevista da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) com o Governo do Estado, a greve unificada que envolve alunos, profissionais e servidores técnicos, pode chegar ao fim após 36 dias, depois de alguns avanços das propostas e contrapropostas discutidas entre ambas as partes.

Ontem (23) e hoje (24), representantes do Sindicato dos Docentes da Uespi (Adcesp) e o secretário de Administração, Franzé Silva, estiveram reunidos na sede da secretaria (SEAD) para tentar mais um diálogo. “O que dificulta a negociação é porque a cada discussão, aparecem novos pontos de pauta. O governador já esteve com representantes de alunos, docentes e servidores administrativos e apresentou as saídas que o Governo podia estabelecer. Infelizmente, não houve por parte das categorias o entendimento ao que foi proposto. Eu gostaria de deixar claro que o Governo em nenhum momento deixou de dialogar, porém é preciso entender que há um limite financeiro no Estado do Piauí, que é a Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou o secretário.
Imagem: Reprodução/AdcespReunião dos representantes da greve na Uespi com o Governo(Imagem:Reprodução/Adcesp)Reunião dos representantes da greve na Uespi com o Governo

Sobre as propostas apresentadas, Franzé ressaltou que “os servidores, em especial os professores, que acionavam a inclusão da Uespi na lei de lotação, o governador mandou uma emenda à legislação e alterou, tirando a universidade dessa lei. Queriam a questão das promoções dos professores que tinham terminado o curso de mestrado e doutorado, foi concedido em duas vezes, 50% para ser pago em junho e a outra parcela em outubro. Sobre as bolsas dos alunos, foram autorizadas 200 novas bolsas, para que isso seja ampliada na política de incentivo financeiro aos estudantes. Para os professores efetivos, há uma proposta de se criar uma comissão que vai trabalhar concomitantemente com o PDI, e ao término, será estabelecido os cursos, quantitativo e em quais municípios haverá concursos. O governador quer que ao terminar o PDI, já esteja com o edital pronto para ser publicado para resolver o problema dos professores efetivos", afirmou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Franzé Silva(Imagem:Lucas Dias/GP1)Franzé Silva

Sobre a infraestrutura dos campis da instituição, foram liberados R$ 25 milhões oriundos do empréstimo do Banco Mundial, para serem elaborados projetos e aplicados nas prioridades definidas pela própria instituição. O reitor da Uespi, Nouga Cardoso, afirma que há inúmeras coisas já apontadas pela comunidade universitária. “A princípio vamos destinar para a compra e melhoria de equipamentos, laboratórios, restaurantes universitários, entre outras prioridades”, destaca.
Imagem: Lucas Dias/GP1Reitor da UESPI, Nouga Cardoso(Imagem:Lucas Dias/GP1)Reitor da UESPI, Nouga Cardoso

A presidente da Adcesp, Lina Santana, concorda que houve um avanço na reunião desta terça-feira. “Na próxima segunda-feira (30), às 9h, faremos uma assembleia geral no pátio da reitoria para decidirmos sobre a permanência ou fim da greve”, ressalta.
Imagem: Lucas Dias/GP1Presidente do Sindicato dos Docentes da Uespi (ADCESP), Lina Santana(Imagem:Lucas Dias/GP1)Presidente do Sindicato dos Docentes da Uespi (ADCESP), Lina Santana

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.