Fechar
GP1

Saúde

Hospitais receberão mais recursos, mas terão que cumprir metas

"Esse recurso poderá ser usado na parte administrativa, humana ou material, O hospital só precisará cumprir as metas, elaboradas por eles mesmo e apresentá-las à Sesapi", explica Patrícia Bat

Os municípios que formam a região Norte do Piauí participaram nesta sexta-feira (25) de um seminário sobre a contratualizacão das unidades hospitalares da rede SUS. O evento aconteceu em Parnaíba, no hotel Cívico, reunindo diretores de hospitais estaduais e regionais daquela região.
Imagem: DivulgaçãoEvento(Imagem:Divulgação)Evento
Essa contratualizacão representa um incremento de 25% na receita dos hospitais. O repasse será feito pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, que destinou R$ 1 milho por mês para atender todos os hospitais estaduais e regionais fora do município de Teresina. Todos terão que cumprir metas para justificar os recursos.
Imagem: DivulgaçãoEvento(Imagem:Divulgação)Evento
"Estamos trabalhando de todas as formas para que acabe com essa cultura de paciente ser transferido para Teresina. Isso causa um problema social e psicológico que poderia ser evitado se as unidades de saúde tiverem condições suficiente para o diagnóstico clínico, e é isso que estamos propondo", comenta o secretário Mirocles Veras.
Imagem: DivulgaçãoEvento(Imagem:Divulgação)Evento
A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Socorro Candeira, considera que tanto a contratualizacão quanto a regulação representa uma revolução na forma de gerir a saúde pública. "Trabalhar a saúde é desafiador e cheio de dificuldades, mas temos que reconhecer o esforço que a Sesapi faz para driblar essas dificuldades e proporcionar. Melhor form de trabalhador neto na questão física hospital quanto na valorização do profissional de saúde . E a regulação é uma dessas", declara.

O seminário foi conduzido pela equipe técnica da Sesapi, formada pela diretora da unidade de controle e avaliação , Patrícia Batista, a coordenadora de regulação , Luciane Formiga , a coordenadora estadual do Samu, Cristiane Rocha. "Esse recurso poderá ser usado na parte administrativa, humana ou material, O hospital só precisará cumprir as metas, elaboradas por eles mesmo e apresentá-las à Sesapi na data estipulada para quem confirmado o cumprimento de melhorias, receba o recurso" , explica Patrícia Batista.

A segunda etapa do seminário aconteceu no hotel Cívico e contou com a participação de todos os municípios da região Norte, como Campo Maior, Esperantina, Piripiri, Pedro II, Esperantina, São Miguel do Tapuio, Luzilândia.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.