Fechar
GP1

Piauí

INPI e Iphan entregarão títulos para a cajuína do Piauí

A solenidade acontecerá a partir das 08h30, no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina.

Na próxima segunda-feira, 1º de junho, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, fará a entrega do título de Indicação Geográfica, IG, da Cajuína para a União das Associações, Cooperativas e Produtores de Cajuína do Piauí, Procajuína, que será responsável por administrar e fiscalizar o uso do selo. A solenidade acontecerá a partir das 08h30, no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina.

Durante o evento, acontecerão duas palestras sobre Vantagens e Benefícios para Empreendimentos que Produzem e Comercializam a Cajuína, uma sob a ótica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, com o técnico Clair da Cunha Moura Júnior; e outra com a representante do INPI, Hulda Oliveira. Na ocasião, será realizado ainda um painel sobre Aspectos Técnicos, Econômicos, Legais, Mercado e Culturais da Cajuína, cujo moderador será Milton Paula Costa.

A IG é um registro concedido a produtos e serviços vinculados à determinada região, podendo ser Indicação de Procedência ou Denominação de Origem. No caso da Cajuína do Piauí, a IG será de Indicação de Procedência, a qual se relaciona com o nome geográfico do Estado, protegendo e assegurando a identidade, bem como normatizando a forma de elaborar e de controlar o processo de produção.

Atualmente, o Brasil possui 46 Indicações Geográficas, entre as quais se destacam o Vinho do Vale dos Vinhedos, o Café do Cerrado Mineiro, a Carne do Pampa Gaúcho, os Doces de Pelotas e a Cachaça de Parati.

Durante a solenidade de entrega do título de Indicação Geográfica, acontecerá também a entrega do título de Patrimônio Cultural, um reconhecimento do Iphan. A proposta de registro do Modo de Fazer Tradicional da Cajuína como Patrimônio Cultural Brasileiro foi apresentada pela Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí, Cajuespi, entidade atendida pelo Sebrae no Estado.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.