Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ipês colorem a cidade no aniversário de 165 anos de Teresina

Temporada mais quente do ano é propícia para a floração dos ipês.

Divulgação/WhatsApp 1 / 8 Ipê totalmente florido Ipê totalmente florido
Divulgação/WhatsApp 2 / 8 Ipê branco Ipê branco
Nayrana Meireles/GP1 3 / 8 Ipês amarelos são mais comuns em Teresina Ipês amarelos são mais comuns em Teresina
Divulgação/WhatsApp 4 / 8 Ipê rosa na zona norte de Teresina Ipê rosa na zona norte de Teresina
Nayrana Meireles/GP1 5 / 8 Ipê florido ao lado de um ipê seco Ipê florido ao lado de um ipê seco
Nayrana Meireles/GP1 6 / 8 Ipê amarelo Ipê amarelo
Nayrana Meireles/GP1 7 / 8 Ipê amarelo na zona rural de Teresina Ipê amarelo na zona rural de Teresina
Divulgação/WhatsApp 8 / 8 Ipê branco Ipê branco

Os Ipês parecem escolher florescer logo próximo as comemorações do aniversário de Teresina, como uma espécie de presente para a Capital e seus habitantes. Ironicamente, uma das árvores mais bonitas da nossa flora, mostra sua beleza justamente no período mais quente do ano: o BR-O-BRÓ.

Segundo o biólogo ambientalista Ribamar Rocha, isso ocorre devido ao acúmulo de sais minerais no período anterior. Os ipês tem como característica a floração no período de agosto a novembro. Na época da floração, o ipê perde as folhas, por isso o destaque tão grande para as flores. Ele consegue se manter na época mais quente do ano, porque no período anterior, ele acumula reservas para ter condições de florir e, depois da floração, produzir novamente as folhas”, afirmou.

Outra ironia dessa árvore tão admirada, é que, para que suas flores venham a sua potência total, essa árvore precisa perder todas as folhas, como se flertasse com a morte, para depois renascer, esbanjar beleza e colorir paisagens, onde quer que esteja.

Ribamar explica que isso ocorre devido ao relógio biológico das plantas, que indica quando a árvore deve florescer, mas alerta para os cuidados com a planta. “Depois que o ipê perde as folhas, indicando que ele deve florescer, a árvore fica muito frágil. Durante esse período, muitas pessoas tiram a casca do ipê para fazer remédios caseiros, o que atrapalha durante o florescimento. Por isso é preciso, ter bastante cuidado, para que elas venham a deixar suas sementes”, afirmou o biólogo.

Em meio a todos os seus mistérios, o que colore a vida do teresinense é saber, que em meio a todas as dificuldades do dia-dia, é possível perceber a beleza dessas árvores, como muitas vezes, um alívio e um refúgio para os nossos olhos. E também como um presente, não só para Teresina, mas para todos os moradores que aqui habitam.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.