Fechar
GP1

Política

João Mádison critica Governo do Estado por falta de médicos do Hospital Norberto Moura

""O nosso prefeito não está sendo respeitado. Não se pode colocar critério político na saúde"", disse o deputado em entrevista ao GP1

Em entrevista ao GP1, o deputado estadual João Mádison e o prefeito de Elesbão Veloso Ronaldo Barbosa (PTB) fizeram críticas ao governador Wellington Dias (PT) devido a situação do Hospital Estadual Norberto Moura.

No dia 19 de junho, a promotora Francisca Silvia instaurou procedimento preparatório de inquérito civil para apurar irregularidades no atendimento no Hospital Estadual Norberto Moura, que estaria fora das normas sanitárias.

“Estamos enfrentando um problema muito sério. Antigamente nos governos passados, existia uma parceria entre prefeitura e o hospital, mas infelizmente neste governo estamos passando por dificuldades. Nós nunca passamos por dificuldades na Saúde. O prefeito aqui não votou no Wellington, mas na Saúde não se faz política. Saúde é acima dos interesses. O que se viu aqui foram demissões de pessoas que eram ligadas ao prefeito e isso nunca tinha acontecido antes. Estamos aqui com um hospital sem médico para atendimentos e uma promotora está instaurando inquérito civil, pois o hospital não está atendendo, pois não tem médicos. Os médicos que tinham eram em parceria com a prefeitura. Não tem ambulância, não tem estrutura nenhuma. No ano passado nasceram 100 crianças aqui em Elesbão Veloso. Nesse ano só nasceram quatro crianças em Elesbão. Eles estão nascendo em Valença, em Teresina, mas não nascem em Elesbão porque não tem um hospital atendendo. Isso são dados da própria secretaria de saúde”, disse.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Deputado João Mádison(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Deputado João Mádison
João Mádison disse que irá conversar melhor com o governador sobre essa situação, mas que ele precisa tomar uma atitude que não afete a população.

“Eu queria que o governador, que eu sei que é sensível e talvez nem saiba o que está acontecendo, pudesse voltar essa parceria que tinha antigamente. Uma parceria que pudesse os dois estarem trabalhando e não só a prefeitura. Eu como parlamentar e o mais votado aqui, me preocupo com essa situação. Pois é saúde. Não é porque não votamos no PT, que quer dizer que não vamos ajudar. Agora precisamos ser respeitados. O nosso prefeito não está sendo respeitado. Não se pode colocar critério político na saúde. Saúde é coisa séria e tem que se ter pessoas capacitadas e pois se está transformando hospital em cabide de emprego político”, disparou o deputado em entrevista ao GP1.

O prefeito Ronaldo Barbosa também criticou a falta de estrutura do hospital estadual, que atualmente funciona sem parceria com a prefeitura. O prefeito afirma que o governo tem escolhido os diretores dos hospitais levando em consideração critérios políticos.

“No governo do Wilson Martins, a escolha para diretores de hospitais, ele fez um teste seletivo. Escolheu pessoas competentes e da área, que tem gestão hospitalar. Sem interferência política. Hoje os critérios estabelecidos pelo atual governador Wellington Dias foi o uso de critérios políticos. Ou seja, entregou a direção para pessoas políticas que obtiveram votos no município. Em Elesbão não votei no Wellington, e essa parceira foi rompida. Ele colocou no hospital um sobrinho do ex-prefeito de Elesbão Veloso, tornando o hospital um cabide de empregos políticos para a agremiação do PT. Agora estão faltando médicos no hospital e é uma pena pois quem sofre é a população de Elesbão”, disse.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Prefeito Ronaldo Barbosa(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Prefeito Ronaldo Barbosa
Um suplente de deputado estadual, Luciano José Linard Paes Landim (PT), chegou a encaminhar ofício para o governador pedindo que seja encaminhada uma ambulância para o Hospital Estadual Norberto Moura, pois os pacientes estão sendo transportados em carros fretados, principalmente em D-20.

“Para se ter uma ideia da situação, um petista encaminhou ofício ao governador, pedindo ambulância pois nem isso não tem no hospital. Para ver em que ponto estamos, e por isso quero mais atenção do governo para resolver essa situação”, disse o deputado João Mádison.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Prefeito Ronaldo Barbosa e João Mádison(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Prefeito Ronaldo Barbosa e João Mádison

Confira abaixo aviso sobre a abertura da investigação enviado a Câmara Municipal

Imagem: ReproduçãoPromotora avisa sobre investigação(Imagem:Reprodução)Promotora avisa sobre investigação

Confira abaixo instauração do procedimento preparatório

Imagem: ReproduçãoPromotora abre investigação contra hospital estadual(Imagem:Reprodução)Promotora abre investigação contra hospital estadual
Imagem: ReproduçãoPromotora abre investigação contra hospital estadual(Imagem:Reprodução)Promotora abre investigação contra hospital estadual
Imagem: ReproduçãoPromotora abre investigação contra hospital estadual(Imagem:Reprodução)Promotora abre investigação contra hospital estadual
Imagem: ReproduçãoLuciano Paes Landim pede ajuda do governador(Imagem:Reprodução)Luciano Paes Landim pede ajuda do governador

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.