Fechar
GP1

Brasil

Justiça manda soltar ex-prefeita "ostentação" do Maranhão

A Justiça alega que ela nunca dificultou o trabalho investigativo.

Nesta sexta-feira (9), o juiz titular da 2ª Vara da Justiça Federal do Maranhão, José Magno Linhares Moraes, revogou a prisão preventiva da ex-prefeita de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite da Silva, de 25 anos.

A ex-prefeita estava presa desde o dia 28 de setembro no Quartel do Corpo de Bombeiros, em São Luís, por suspeita de desviar cerca de 15 milhões de reais de verbas da Educação do município.
Imagem: DivulgaçãoJustiça manda soltar ex-prefeita ostentação do Maranhão(Imagem:Divulgação)Justiça manda soltar ex-prefeita ostentação do Maranhão

Segundo a decisão, a ex-prefeita "ostentação”, como ficou conhecida pela mídia, será monitorada por tornozeleira eletrônica e deverá comparecer mensalmente a juízo para informar suas atividades. Lidiane também está proibida de frequentar a prefeitura de Bom Jardim e só poderá sair de São Luis mediante autorização judicial.

A justiça alega que ela nunca coagiu testemunhas e nunca dificultou o trabalho investigativo da Polícia Federal e do Ministério Público, e ressalta que por estar afastada do cargo, não tem como interferir na coleta de dados.
Imagem: DivulgaçãoJustiça manda soltar ex-prefeita ostentação do Maranhão(Imagem:Divulgação)Justiça manda soltar ex-prefeita ostentação do Maranhão
“Entendo que, na atual situação, é desnecessária a manutenção da segregação cautelar que recai contra a requerente”, conclui o juiz.

Ainda não se sabe precisamente quando Lidiane deixará o alojamento do Corpo de Bombeiros.

O alojamento

A ex-prefeita ficou 39 dias foragida e após se entregar à polícia no final de setembro, ficou detida em um alojamento do quartel do Corpo de Bombeiros de São Luís (MA) – a cela tinha até ar-condicionado.

O Ministério Público Federal entrou com uma ação para a transferência de Lidiane para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, mas a defesa alegou que não haveria condições da jovem ficar em um “caldeirão de assassinos”.

Acusação

O Ministério Público alega que a prefeita é responsável por fraudes em licitações para compra de materiais de construção, mobiliário e merenda para as escolas em 2014. Em outubro, Lidiane reduziu o salário dos professores da rede municipal.

Na cidade de Bom Jesus entre as pessoas com 15 anos ou mais, cerca de 32% não sabem ler ou escrever. O índice está bem acima da média do Brasil, que é de 8,3%. No grupo de pessoas com mais de 60 anos, quase 70% é analfabeta.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarJustiça manda soltar ex-prefeita ostentação do Maranhão(Imagem:Lidiane Leite da Silva)Justiça manda soltar ex-prefeita ostentação do Maranhão
Ostentação


Antes de se candidatar em 2012, Lidiane não tinha nenhum vínculo com a política. A jovem resolveu se candidatar à prefeitura da cidade depois que o namorado Humberto Dantas dos Santos – Beto Rocha – teve sua candidatura repugnada pela Lei da Ficha Limpa.

Foi eleita aos 22 anos e nomeou o namorado como secretário de Assuntos Políticos. Desde o início do mandato, Lidiane foi afastada três vezes do cargo suspeita de envolvimento em casos de corrupção.

A prefeita ostentação morava em São Luís e resolvia os assuntos políticos por meio de um grupo de WhatsApp. Enquanto isso, publicava fotos em festas e ostentando uma vida boa.

No início do ano, o relacionamento com Beto Rocha acabou e ele pediu demissão do cargo. Ele é acusado de liderar o esquema de desvios de recursos da Educação do município. No dia 25 de setembro ele teve prisão preventiva revogada.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.