Fechar
GP1

Piauí

Mais de 60 tentativas de fugas foram registradas no Piauí em 2016

62% dos presos em penitenciárias do Piauí são provisórios.

A Secretaria de Justiça (Sejus) do Piauí divulgou, na manhã desta segunda-feira (23), que mais de 60 tentativas de fugas foram registradas no sistema prisional do Estado nos cinco primeiros meses de 2016. O número é com base em dados da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (Dipe).

As últimas ocorrências foram registradas nesse final de semana, onde cinco presos foram flagrados tentando fugir da Unidade de Apoio Prisional, em Altos, e da Penitenciária Mista de Parnaíba. A última foi na noite de ontem (22), onde cerca de trinta presos tentaram fugir da Casa de Custódia de Teresina, considerada porta de entrada de presos no Piauí.
Imagem: Divulgação/SinpoljuspiTentativa de Fuga na Casa de Custódia de Teresina(Imagem:Divulgação/Sinpoljuspi)Tentativa de Fuga na Casa de Custódia de Teresina
Segundo a Sejus, nesses três casos, estão sendo feitas vistorias preventivas a fim de identificar as tentativas de evasão. "Nossa função é manter o preso custodiado e, apesar do elevado número de pessoas privadas de liberdade nos presídios, temos conseguido evitar maiores transtornos", afirma o tenente-coronel Luís Antônio Pitombeira, diretor da Dipe.
Imagem: Divulgação/SinpoljuspiTentativa de fuga(Imagem:Divulgação/Sinpoljuspi)Tentativa de fuga
Ainda de acordo com a Secretaria de Justiça, dois presos que haviam fugido da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, foram capturados neste final de semana. São eles Jonas Barreto dos Santos e Emanoel Francisco do Nascimento Cruz. Os presos fugiram da unidade, respectivamente, em janeiro e em abril deste ano.
Imagem: Divulgação/Sejus-PIPresos que haviam fugido da Irmão Guido(Imagem:Divulgação/Sejus-PI)Presos que haviam fugido da Irmão Guido
O sistema prisional do Piauí tem cerca de duas mil pessoas acima da capacidade de lotação. São 4.100 presos, sendo que a capacidade é de 2.230. A maioria dos detentos são presos provisórios, o número corresponde a 62% deles, o que coloca o Piauí como segundo estado com maior número de presos provisórios, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.