Fechar
GP1

Saúde

Marcelo Castro corre risco de "morrer pela boca", avalia Governo

Castro tem sido autor de uma série de declarações polêmicas. Em uma delas, afirmou que iria "torcer para que as mulheres peguem zika" antes da idade fértil.

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, fez mais uma declaração polêmica que desagradou o Palácio do Planalto. "Há cerca de 30 anos o mosquito vem transmitindo doenças para nossa população e desde então nós o combatemos, mas estamos perdendo a guerra contra Aedes aegypti. Vivemos uma verdadeira epidemia. Precisamos da sociedade brasileira mobilizada na prevenção a essas doenças", afirmou Marcelo Castro. A desastrada declaração foi feita no decorrer da visita à Sala de Situação do Distrito Federal para Controle da Dengue, em Brasília.

Segundo o jornal "O Estado de São Paulo” o governo avalia que o ministro da Saúde, Marcelo Castro (PMDB), está desgastado e vem perdendo as condições políticas de permanecer no cargo em razão de suas declarações polêmicas e da ineficiência ao tratar do avanço da dengue e do zika.

De acordo com o jornal, no governo, há quem avalie que Marcelo Castro corre sério risco de “morrer pela boca”. Segundo um interlocutor do Planalto, o ministro já foi orientado a tomar mais cuidado com suas declarações. Algo que ele dá mostras de ter dificuldade em colocar em prática. À noite, após mais uma reunião no Planalto para debater um plano de combate ao mosquito, ele sugeriu que governos anteriores foram condescendentes na prevenção: “Nós temos 30 anos de convivência com o Aedes aegypti no Brasil. Sem querer culpar ninguém, acho que houve uma certa contemporização com o mosquito”.

O jornal continua a matéria afirmando que a dificuldade em demitir Marcelo Castro, porém, está associada ao risco de impeachment, uma vez que o ministro é uma indicação do deputado Leonardo Picciani (RJ), líder do PMDB na Câmara que tem atuado em defesa do governo no Congresso e disputa a recondução ao cargo contra o deputado Hugo Motta (PB), aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), responsável pela deflagração do processo de impeachment. Também pesa a seu favor o fato de que Castro, apesar de desastrado, é considerado aliado fiel da presidente e um auxiliar em batalhas travadas no Congresso.

Folha também repercute trapalhadas do ministro

Nesta terça-feira, a Folha de São Paulo também deu destaque ao desgaste de Marcelo Castro. A publicação coloca que os “conselhos” do ministro sobre o combate ao mosquito, tem desagradado o Governo Federal.

Dentre a série de falas de Castro sobre a doença, ele chegou a dizer que iria “torcer para que as mulheres peguem zika” antes da idade fértil.

Mal interpretado

Procurado pela Folha, Marcelo Castro afirmou que foi mal interpretado ao ser avaliado quanto as suas declarações. Ainda segundo a reportagem, ele disse que foi mal interpretado ao “torcer” para que as mulheres pegassem a doença.

Quanto às informações de que tem sido pressionado pelo Palácio do Planalto, o ministro negou.

Outro lado

O GP1 procurou a assessoria de Marcelo Castro para comentar as matérias da Folha de São Paulo e do Estadão, mas as ligações não foram atendidas. O ministro também não foi localizado para comentar as matérias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.