Fechar
GP1

Piauí

Menino que teve estaca cravada no peito se recupera de cirurgia

Bruno Pessoa ficou com um pedaço de madeira cravado no corpo, após cair de uma árvore na localidade Brejo das Meninas, zona rural da cidade de Santa Filomena, no Sul do Piauí.

A criança de oito anos que teve uma estaca cravada nas costas, identificada por Bruno Pessoa de oito anos de idade, está se recuperando bem após a cirurgia realizada na terça-feira (21). Ele, que mora em Santa Filomena, no Sul do Piauí, está internado na clínica pediátrica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Imagem: Facebook/Tony SantosCriança fica com estaca escravada no corpo após cair de árvore(Imagem:Facebook/Tony Santos)Criança fica com estaca escravada no corpo após cair de árvore
A mãe de Bruno, Nonata Pessoa, relatou que teve muito medo de perder o filho. “Ele foi muito forte. Agora quero só saúde e poder voltar pra casa”, ressalta. O caso do garoto, que foi considerado algo fantástico pelo diretor da unidade hospitalar, Gilberto Albuquerque, devido ao risco de vida que causou, teve repercussão nacional. Segundo a assessoria de imprensa do HUT, Bruno está acompanhado dos pais e recebendo o carinho de parentes e amigos.
Imagem: Divulgação/AscomMenino que teve estaca atravessada no peito se recupera da cirurgia no HUT(Imagem:Divulgação/Ascom)Menino que teve estaca atravessada no peito se recupera da cirurgia no HUT
“No caso do Bruno, a tomografia fez toda a diferença porque permitiu determinar a posição do corpo e a relação com órgãos, como o pulmão e as grandes artérias”, explica o cirurgião pediátrico Adolfo Batista. O HUT atualmente dispõe de dois tomógrafos com imagens em 3D, e considerados equipamentos de última geração, proporcionando um diagnóstico rápido e preciso.
Imagem: DivulgaçãoCriança que teve estaca cravada no peito tem previsão de alta(Imagem:Divulgação)Criança que teve estaca cravada no peito tem previsão de alta
A cirurgia para a retirada da estaca durou duas horas e foi um procedimento bastante delicado, pois havia o risco de uma lesão mais grave. Para minimizar esses riscos, o procedimento foi realizado com vários especialistas, inclusive um cirurgião vascular e torácico.
Imagem: Lucas Dias/GP1HUT(Imagem:Lucas Dias/GP1)HUT
O cirurgião pediátrico Rogério Medeiros, que também participou do procedimento cirúrgico, disse que o pedaço de madeira de aproximadamente 50 centímetros atravessou o tórax da criança e passou a centímetros do pulmão e coração. “Esse caso surpreendeu toda equipe médica. A madeira não atingiu nenhum órgão nobre e, pela recuperação que ele vem apresentando, logo estará em casa”, comentou.

Entenda o caso

Bruno Pessoa ficou com um pedaço de madeira cravado no corpo, após cair de uma árvore na localidade Brejo das Meninas, zona rural da cidade de Santa Filomena, no Sul do Piauí. Ele foi levado à unidade de saúde do município, mas devido à gravidade do ferimento foi encaminhado à Teresina.

A criança passou mais de 20 horas com o objeto no corpo, pois são cerca de 13 horas de viagem de Santa Filomena para Teresina, e quando chegou ao Hospital de Urgência de Teresina, ainda teve que esperar sete horas pela realização da cirurgia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.