Fechar
GP1

Piauí

Moradores do Manoel Evangelista denunciam abandono de rua

"A prefeitura nunca fez nada. Eu que fiz tudo nela. Semana passada mesmo, eu paguei pra limparem", denunciou o morador José Raimundo.

Moradores do Loteamento Manoel Evangelista II, localizado na região do Grande Dirceu, zona sudeste de Teresina, denunciaram ao GP1, a situação caótica de uma rua que parece ter sido esquecida pelas autoridades. A quadra 34 fica ao lado de uma galeria. A rua não tem calçamento e nem segurança. O que tem nela é muita poeira, mato e sujeira.

A residência de José Raimundo fica na quadra 32, a rua que corta a quadra 34. Segundo José, a prefeitura nunca fez uma limpeza no local, ele mesmo tira o dinheiro de seu bolso para diminuir o matagal e a sujeira que toma conta da rua. “A prefeitura nunca fez nada. Eu que fiz tudo nela. Semana passada mesmo, eu paguei pra limparem. Quando eu cheguei aqui, há três anos atrás, ninguém nem via a rua, não passava nem carro aqui. Aí foi que mandei limpar, tirar o mato, porque se dependesse das autoridades, ela nem existia”, contou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Ruas Grande Dirceu(Imagem:Lucas Dias/GP1)José Raimundo 
Na galeria que fica entre a quadra 34 e um terreno (que parece baldio, mas segundo os moradores tem dono), só é possível enxergar mato. Para conseguir ver a galeria, é preciso chegar bem próximo. O terreno, segundo os moradores, serve de ponto de encontro para usuários de entorpecentes. Inclusive no momento da nossa reportagem, havia um usuário consumindo drogas livremente no local.
Imagem: Lucas Dias/GP1Ruas Grande Dirceu(Imagem:Lucas Dias/GP1)Terreno é tomado de lixo 
De acordo com o morador da “rua esquecida” Iran Silva, o terreno é utilizado para diversos fins. “Aí serve como ponto de encontro para os drogados, pra bandido se esconder, serve até pra prática de prostituição. O dono do terreno é o Dr. Francisco, mora do lado. Eu não sei por que ele não toma uma providência, deixa esse terreno abandonado assim”, desabafou Iran, morador da quadra 34 a sete anos.
Imagem: Lucas Dias/GP1Ruas Grande Dirceu(Imagem:Lucas Dias/GP1)Iran Silva é morador da quadra 34
A Rua Doralice Evangelista (a outra que corta a rua esquecida) recebeu calçamento há pouco tempo. Mas de acordo com Marinete, ela só foi calçada porque ganhou uma parada de ônibus. “Colocaram essa parada de ônibus ali, mas fez foi piorar os assaltos. O pessoal desce lá e tem que passar por aqui [na rua esquecida]. Aí os bandidos pegam eles bem aí nesse beco e levam tudo. A polícia ainda passa aqui, por causa das paradas. Mas é lá uma vez no dia”, disse a moradora.
Imagem: Lucas Dias/GP1Ruas Grande Dirceu(Imagem:Lucas Dias/GP1)Dona Marinete 
Victor Ricardo mora ao lado da parada de ônibus. Para ele além de todas as reclamações já citadas, uma outra o incomoda. Ele conta a história do campo de futebol que foi feito pela prefeitura para os moradores do bairro. “Esse campo não tem serventia. Aí era um terreno baldio. Aí a população começou a invadir pra construir casas. Então a prefeitura pra evitar isso, mandou limpar o lugar e fazer esse campo que seria pro pessoal jogar bola. Mas, eles deixaram o terreno cheio de pedaços de pau. Não tem como ninguém jogar ai não, se não faz é se machucar”, afirmou Victor.
Imagem: Lucas Dias/GP1Ruas Grande Dirceu(Imagem:Lucas Dias/GP1)Victor Ricardo
Imagem: Lucas Dias/GP1Ruas Grande Dirceu(Imagem:Lucas Dias/GP1)Quadra está inutilizada
Imagem: Lucas Dias/GP1Ruas Grande Dirceu(Imagem:Lucas Dias/GP1)Terreno está coberto de mato
Imagem: Lucas Dias/GP1Ruas Grande Dirceu(Imagem:Lucas Dias/GP1)Terreno baldio 
Imagem: Lucas Dias/GP1Ruas Grande Dirceu(Imagem:Lucas Dias/GP1)GP1 flagrou usário de drogas no terreno 
Imagem: Lucas Dias/GP1Ruas Grande Dirceu(Imagem:Lucas Dias/GP1)Galeria coberta me mato 

Outro lado


Sobre o terreno baldio localizado próximo à Quadra 34, a Gerência de Serviços Urbanos da SDU Sudeste informou que destacará uma equipe para verificar se a área é pública ou particular. Caso pertença à administração municipal, será realizada uma limpeza imediata. Caso seja privado, acionará a Gerência de Fiscalização para notificar o responsável.

Em relação a melhorias no calçamento, a SDU esclarece que o prefeito autorizou a pavimentação de um novo pacote de ruas na zona Sudeste e que o Loteamento Manoel Evangelista deverá receber novos investimentos em breve.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.