Motoristas de aplicativos realizaram protesto na manhã desta terça-feira (11) em frente à Câmara Municipal de Teresina após a aprovação do Projeto de Lei de número 190/2018, que regulamenta o uso de transporte por aplicativo, conhecido como “Lei do Uber”.
Os manifestantes interditaram as duas vias da avenida e gritavam palavras como “Firmino pode esperar, a sua hora vai chegar”. Os motoristas alegam que a regulamentação é injusta. O representante dos motoristas de aplicativo, Felipe Damasceno, informou que a classe vai continuar realizando atos públicos, mesmo com a aprovação.
- Foto: Lucas Dias/GP1Motoristas de aplicativo fazem manifestação na Avenida Marechal Castelo Branco
"O próximo passo é continuar com a militância, mobilização e mostrar para o prefeito que ele não pode passar por cima da vontade do povo. A gente está falando de um cenário onde são mais de 8 mil motoristas para 200 mil passageiros, isso em dados oficiais. Então, não adianta ele falar que não houve conversa, que tem que ser assim e se em último caso não conseguirmos sucesso, a gente vai judicializar e como já aconteceu em outros municípios aqui no Brasil", afirmou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Os motoristas de aplicativo são contrários à limitação de veículos
Felipe ressaltou que foi discutido em reunião com o prefeito Firmino Filho sobre as alternativas que poderiam ser tomadas. Entretanto, o gestor municipal, de acordo com a categoria, não atendeu ao acordo. “Lá nos foram colocadas três alternativas: manter o texto original, que seria uma decisão posterior a regulamentação via decreto, referente ao quantitativo; atender 100% da frota de táxi, ou seja 2040 motoristas mais majoração, ou seja, de acordo com a necessidade ele ia aumentando de forma gradativa; ou simplesmente limitar em 2 mil motoristas. Lá acordamos que, já que existe uma discussão no Supremo Tribunal Federal quanto a isso, se há constitucionalidade ou não na limitação, que fosse mantido o texto original para que seja decidido posteriormente via decreto e de acordo com a decisão do STF ele iria tomar uma decisão. Mas ele não fez o que a gente acordou e deu esse resultado aí”, acrescentou.
- Foto: Lucas Dias/GP1As duas vias da Av Marechal Castelo Branco foram interditadas
Já os taxistas e mototaxistas comemoraram a aprovação do projeto de lei. Eles agradeceram ao vereador Dudu (PT-PI), defensor da PL 190/2018.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Saiba como votaram os vereadores de Teresina na "Lei do Uber"
Câmara de Teresina aprova a “Lei do Uber” após tumulto
Jeová Alencar aciona PM para conter manifestantes na votação da Uber
Ver todos os comentários | 0 |