Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Óleo de coco não traz benefícios e ainda pode fazer mal

Associações se posicionaram contra o uso do óleo para diversos fins.

Sociedades médicas brasileiras têm tentado desmistificar a ideia de que o óleo vegetal pode trazer benefícios como ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e neurodegenerativasm, é bom para o cabelo, para a higiene e ajuda a emagrecer.

A Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), se posicionou contra a prescrição do óleo como terapia para emagrecer. Antes disso, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) já haviam divulgado, em conjunto, um posicionamento contrário à utilização do óleo de coco para a perda de peso.

  • Foto: DivulgaçãoÓleo de cocoÓleo de coco

De acordo com informações da Folha, as sociedades afirmaram que não havia qualquer evidência científica ou mecanismos fisiológicos para a associação entre o tão falado óleo e o emagrecimento. A Abran disse ainda que o óleo de coco não possui ação antibacteriana, por isso não deve ser indicado para este fim.

Do mesmo modo, não há estudos que abordem o efeito do óleo na função cerebral ou evidência de uma ação protetora contra doenças neurodegenerativas, “Hoje não há suporte científico para dizer que ele traz qualquer benefício”, disse Ana Lúcia dos Anjos, pesquisadora da faculdade de medicina da Unesp.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.