Mundo

ONU: Haiti é o país com maior número de mortos em catástrofes

Catástrofes naturais mataram 229.669 no país.

NAYRANA MEIRELES

  • Foto: Carlos Garcia RawlinsHaiti após furacão MattewHaiti após furacão Matthew

A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que o Haiti é o país com maior número de mortes por catástrofes naturais.  A região foi devastada por um terrível terremoto em 2010 e por três anos de seca causados pelo fenômeno El Niño antes de ser atingido em 4 de outubro passado pelofuracão Matthew. Ao todo, 229.699 mortes causadas por esses fenômenos foram registradas.

De acordo com informações do G1, a ONU divulgou estudo nesta quinta-feira (13), acrescentando que nos últimos 20 anos, 90% dos óbitos em catástrofes naturais foram registradas em países pobres, ou de renda média. Robert Glasser, representante especial da ONU para a Redução dos Riscos de Catástrofe explica que os vínculos entre pobreza e catástrofes naturais do Haiti são “muito claros”.

"Considero realmente escandaloso e inaceitável que nós, à exceção do Haiti, tenhamos podido ver pela televisão como a tempestade se aproximava, enquanto era impossível avisar a população do lugar com alertas precoces, ou, quando se mandavam alertas precoces, não serviam de nada pela falta de formação da população", lamentou.

O estudo também diz que 1,3 milhão de pessoas morreram em catástrofes naturais entre 1996 e 2015 e contabiliza 7 mil catástrofes naturais, mostrando que terremotos e tsunamis são os maiores causadores de mortes no país, seguidos pelos desastres ligados ao clima.

MAIS NA WEB