Fechar
GP1

Política

PF prende amigo de Lula em nova fase da Operação Lava Jato

Dois filhos do empresário José Carlos Bumlai são alvos da Operação.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (24), a 21ª fase da Operação Lava Jato. A ação levou à prisão preventiva do pecuarista José Carlos Bumlai. Ele foi preso em um hotel de Brasília. Buscas foram feitas no quarto do empresário. Dois filhos dele também são alvos da operação.

Segundo o G1, chamada de Operação Passe Livre, ação cumpre 25 mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva (a de Bumlai), além dos mandados de busca e apreensão e outros quatro de condução coercitiva. As buscas acontecem nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Imagem: DivulgaçãoJosé Carlos Bumlai é amgo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(Imagem:Divulgação)José Carlos Bumlai é amgo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O pecuarista estava em Brasília para prestar depoimento na Comissão Parlamentar (CPI) do BNDES, na Câmara, que investiga operações ilícitas envolvendo o banco. Bumlai é suspeito de praticar tráfico de influência e favorecimento em contratos firmados pelo BNDS.

Perfil

José Carlos Bumlai é empresário do Mato Grosso do Sul do setor que produz açúcar e álcool. Durante os dois mandados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele teve acesso ao gabinete do petista.

Acusações

O lobista Fernando Baiano, delator da Operação Lava Jato, disse em depoimento, que repassou R$ 2 milhões a Bumlai por comissão ao pedir a intermediação do ex-presidente Lula em uma negociação. O contrato firmado serviu para pagar uma dívida imobiliária de uma nora de Lula. O empresário nega as acusações.

Fase “Passe Livre”

As investigações da Polícia Federal nesta etapa da Operação são concentradas na apuração das circunstâncias de contratação de um navio sonda pela Petrobras com indícios concretos de fraude no procedimento licitatório.

Agentes federais acreditam que os envolvidos usaram complexas medidas de engenharia financeira para ocultar a rela destinação de valores indevidos pagos a agentes públicos e diretores da estatal.

20ª fase

A 20ª fase da Operação Lava Jato foi deflagrada, na manhã do último dia 16, pela Policia Federal. Os agentes realizaram a operação no Rio de Janeiro, Rio Bonito, Petrópolis, e Niterói, e em Salvador, na Bahia.

Ex-funcionários da Petrobras eram os principais alvos. Eles são investigados pelo recebimento de valores indevidos de representantes de empresas contratantes da estatal em contratos relacionados com as refinarias Abreu e Lima e Pasadena.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.