Fechar
GP1

Esportes

Pleno do STJD mantém suspensão do zagueiro Índio do River

O jogador foi punido por doping positivo para o uso de cocaína.

  • Foto: Divulgação/RiverZagueiro ÍndioZagueiro Índio.

O zagueiro Índio, do River, teve a pena de suspensão por um ano mantida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD). Em recurso julgado nesta quinta-feira (24), os auditores do STJD negaram provimento ao pedido da Procuradoria e mantiveram a decisão de primeira instância. Índio foi punido por doping positivo para o uso de cocaína.

O pleno considerou que a cocaína traz benefícios para os atletas e que a mesma está prevista nas substâncias não especificadas que preveem a punição máxima de quatro anos. Em defesa do jogador, o advogado Isaac Chaficks explicou que Índio fez uso uma única vez em uma festa e que o mesmo não tinha conhecimento da violação. O advogado afirmou ainda que o jogador “não sabe fazer outra coisa a não ser jogar futebol e que o uso ocorreu fora de competição”.

Por entender que a droga social não foi usada com o intuito de obter melhoria de rendimento, a relatora Arlete Mesquita negou provimento ao recurso da Procuradoria e votou para manter a pena de um ano aplicada pela Comissão Disciplinar. O voto foi acompanhado e proferido pela maioria dos votos. 

Relembre o caso

O zagueiro do Galo foi flagrado no exame antidoping durante a partida contra o Botafogo-PB no dia 11 de maio, válido pela 2ª fase da Copa do Brasil e foi suspenso por um ano pela Quinta Comissão Disciplinar do STJD. A suspensão foi assinada pelo presidente do STJD, Dr. Caio Cesar Rocha. A substância irregular identificada pelo exame foi a benzoylecgonina. Em julgamento realizado no dia 3 de agosto, por maioria dos votos, os Auditores aplicaram dois anos de suspensão ao zagueiro, porém com a redução pela metade prevista no Artigo 101 do Código Brasileiro de Antidopagem.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.