Fechar
GP1

Saúde

Prefeitura de Teresina investe em obras da Atenção Básica em Saúde

São mais de 40 obras que estão em andamento para melhorar a atenção básica.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está com 44 obras em andamento, das quais 41 são de Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma da Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI) Morada do Sol e outra do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) Norte, além de outros equipamentos de saúde. Um investimento de mais de R$ 26 milhões será aplicado para que todas essas construções sejam finalizadas.

“Teresina investe 33% da sua receita líquida somente em saúde, nos colocando no patamar de terceira cidade do país que mais investe em saúde pública. Não é somente investimento em infraestrutura, mas também na valorização dos servidores”, afirma Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
Imagem: Divulgação/FMSFrancisco Pádua(Imagem:Divulgação/FMS)Francisco Pádua
Segundo dados do Núcleo de Qualificação Profissional da FMS, desde 2013 houve 1.547 convocações de profissionais para trabalhar na Atenção Básica de Saúde da capital. “Mais 122 pessoas foram contratadas temporariamente, através de processo seletivo, para substituir profissionais que precisam se afastar por algum motivo, como licença ou férias”, explica Luciano Sousa, chefe do Núcleo de Qualificação.

A próxima obra a ser entregue pela FMS beneficiará cerca de oito mil pessoas e acontece dia 8 de junho, às 19h, no Alto Bonito, zona sul da capital. A entrega da nova Unidade Básica de Saúde Dr. José Arimatéa dos Santos será na Rua Acesita, S/N. Desde 2013 a Atenção Básica de Saúde de Teresina já entregou 31 obras, sendo 15 construções novas e 16 reformas.

“É preciso investir para oferecer serviço de saúde de qualidade e é isso que tem sido feito nessa gestão, pensando sempre na melhoria do atendimento ao cidadão e também em um espaço confortável aos servidores”, enfatiza Francisco Pádua.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem, desempenhando um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

Para a construção da Unidade Dr. José Arimatéa dos Santos foi investido um total de R$ 948.392.39. A Unidade conta com duas equipes da Estratégia Saúde da Família composta por médicos, enfermeiros e dentistas e atende as comunidades do Loteamento Alto Bonito, Alto Santa Fé, Loteamento Jataí, Planalto Santa Fé I e II, Betinho e Conjunto Hélio Paiva.

A nova Unidade Básica de Saúde conta com 14 consultórios, dos quais seis são odontológicos e oito consultórios médicos, salas de observação/procedimentos, curativos, inalação, vacina, coleta, esterilização e expurgo, same, farmácia, auditório, copa e uma área externa coberta para atividades com idosos e crianças. Os cinco banheiros, bem como toda a estrutura da unidade, foram adaptados para o acesso por portadores de necessidades especiais. A estrutura conta ainda com o uso de telhas termoacústicas, que proporcionam uma melhor acústica e ameniza a temperatura.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.