Fechar
GP1

Política

Presidente Dilma diz que Joaquim Levy "fica onde está"

A petista diz que gosta e respeita o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mas que não concorda com a saída de Levy da pasta.

Em entrevista dada a jornalistas na amanhã desta segunda-feira (16), a presidente Dilma Rousseff, reafirmou que o ministro da Fazenda Joaquim Levy, vai continuar no cargo, mesmo com boatos da possível saída. A petista diz que gosta e respeita o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mas que não concorda com a saída de Levy da pasta.

Imagem: tuckert Filho/PRA petista diz que gosta e respeita o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mas que não concorda com a saída de Levy da pasta.(Imagem:tuckert Filho/PR)A petista diz que gosta e respeita o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mas que não concorda com a saída de Levy da pasta.

De acordo com a Folha de São Paulo, a presidente negou qualquer atrito com o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meireles, apontado como eventual substituto de Levy.

Henrique Meirelles comandou o Banco Central durante os dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Usou uma politica monetária considerada mais ortodoxa, o que costuma agradar aos mercados financeiros.

Substituição e o Dólar


A queda do dólar na manhã do dia 11 é o reflexo dos rumores de substituição do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pelo ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. A cotação chegou a R$ 3,75 com queda de 1,45%. O mercado reagia positivamente aos boatos, porem, operadores dizem que a substituição de ministro está longe de ser a solução definitiva dos problemas brasileiros.

Operadores ainda afirmam que a queda da moeda americana nessa sessão era acentuada pelo baixo volume de negócios. Não se estendendo por muito tempo.

CPMF e o Governo

A presidente também comentou sobre a CPMF, dizendo que ela é fundamental mas não para se gastar mais, mas para crescer mais. O imposto é essencial para manter o reequilíbrio fiscal.

Dilma acha que a situação politica do Brasil está normalizando, embora o governo as vezes tenha maioria bem confortável, mas outras vezes é mais apertada.

A presidente Dilma Rousseff afirmou que a avaliação do governo, neste momento, é de que tem maioria no Congresso.

Antes de defender a aprovação da CPMF, ela disse ainda que o governo tem sido acusado de ter feito uma excessiva desoneração fiscal e concedido excessivos subsídios aos juros, e que isso teria levado ao desequilíbrio orçamentário.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.