Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Promotor afirma que passagem de ônibus de Teresina deve aumentar

O promotor de Justiça da Fazenda Pública, Fernando Santos, ressaltou que o reajuste pode sair bem acima da inflação.

O promotor de Justiça da Fazenda Pública, Fernando Santos, alertou para a iminência de um aumento na tarifa da passagem de ônibus de Teresina em 2018. Em entrevista exclusiva concedida ao GP1, o promotor ressaltou que o reajuste pode sair bem acima da inflação.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Promotor Fernando SantosPromotor Fernando Santos

Fernando Santos explicou que o aumento pode ser uma saída encontrada pela Prefeitura de Teresina para sanar uma dívida de mais de R$ 25 milhões que tem com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut). A dívida teve início em 2015, quando o prefeito Firmino Filho (PSDB) descumpriu a determinação do edital da licitação de reajustar o valor pago aos empresários anualmente, aumentando o valor do repasse antes de completar um ano, o que, segundo o Ministério Público, foi um acordo irregular feito entre Prefeitura e empresários.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Firmino FilhoFirmino Filho

“Com esse acordo, causaram um dano ao patrimônio público de R$ 25 milhões, um déficit que vai crescer continuamente e a Prefeitura, sobretudo nesse período de crise certamente não tem condições de pagar”, afirmou Fernando Santos.

Por conta do déficit, o promotor prevê o aumento. “Naturalmente em 2017 vão ter que aumentar o preço da tarifa da passagem de ônibus, e certamente vai aumentar em um preço com um percentual acima da inflação, para diminuir esse déficit”, colocou.

Por conta de todas as irregularidades constatadas, o MP entrou com ação de improbidade administrativa contra o prefeito Firmino Filho e o superintendente da Strans, Carlos Daniel. “A ação de improbidade já está correndo para responsabilizar os dois gestores por esse dano”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.