Fechar
GP1

Política

Rodrigo Janot confirma contas de Eduardo Cunha na Suíça

A confirmação foi envia por Janot ao PSOL na noite de quarta-feira (7).

Na noite de quinta-feira (8) o procurador-geral da República, Rodrigo Janot confirmou que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha do PMDB, possui contas bancarias na Suíça. De acordo com o Rodrigo Janot, as contas que também estão em nomes de familiares de Cunha, foram bloqueadas por autoridades da Suíça.

Segundo o G1, a confirmação foi envia por Janot ao PSOL na noite de quarta-feira (7), após parlamentares do partido pedirem oficialmente uma resposta do procurador. Com a revelação da existência de contas no exterior, o partido entende que Eduardo Cunha mentiu para os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, quando em depoimento, negou que tivesse contas no exterior.

Imagem: Jorge William / Agência O GloboEduardo Cunha é investigado pelas autoridades da Suíça (Imagem:Jorge William / Agência O Globo)Eduardo Cunha é investigado pelas autoridades da Suíça

O PSOL deve acionar o Conselho de Ética da Câmara para que Eduardo Cunha seja investigado por quebra de decoro, o que poderá resultar até na perda do mandato.

Em uma declaração enviada a Justiça Eleitoral em 2014, o peemedebista informou que não possuía contas no exterior, mas apenas uma no Banco Itaú. Em nota divulgada na semana passada, ele não disse textualmente se tinha contas bancarias no exterior, porem reiterou o teor do depoimento prestado à CPI da Petrobras.

Investigações

A Procuradoria-Geral da República não deu detalhes sobre as investigações de Eduardo Cunha no documento enviado ao PSOL, porem respondeu sobre a existência das contas do deputado no exterior.

As conclusões das investigações estão sendo feitas pelas autoridades da Suíça. Mas a procuradoria disse se tratar de crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. O Supremo Tribunal Federal (STF) deve receber o parecer da Procuradoria em breve.

PSOL

O líder do partido na Câmara, Chico Alencar disse que com as novas descobertas a legenda tem o elemento fundamental para fazer uma representação no Conselho de Ética em desfavor de Eduardo Cunha. Pois o documento oficial da Procuradoria dá plenas condições para fazer a representação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.