Fechar
GP1

Piauí

Ruas do loteamento Portal da Alegria se transformam em verdadeiros traçados de Rally

Cansados da situação, os moradores se reuniram e decidiram que não vão pagar mais o IPTU

A situação de quem vive no loteamento Portal da Alegria, zona sul de Teresina, há tempos não é a das melhores. A falta de estrutura básica para locomoção dos próprios moradores causa revolta e traz prejuízos para comerciantes, que dependem dos negócios para sobreviverem.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Essa é a situação da quadra 10(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Essa é a situação da quadra 10

Imagem: Brunno Suênio/GP1Motoristas encontram dificuldades para utilizarem as ruas(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Motoristas encontram dificuldades para utilizarem as ruas
Desde o ano passado, a população daquele bairro vem reclamando constantemente das condições precárias das ruas e da principal avenida, onde passam os ônibus. Durante uma visita à comunidade, o GP1 encontrou muitos buracos na principal via de acesso ao bairro e moradores revoltados com a situação de descaso.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Avenida principal do Portal da Alegria(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Avenida principal do Portal da Alegria
De acordo com o vendedor Manoel Bezerra, ele trabalha visitando várias ruas do loteamento e diz que é comum encontrar vias asfaltadas há pouco tempo e que logo após os reparos estão com buracos. “Eu uso diariamente a avenida principal e essa via só piora, aqui onde tem essa água toda é um enorme buraco. Eu tenho que disputar espaço com os carros, é perigoso”, ressaltou o morador.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Seu Manoel reclama dos buracos na principal avenida(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Seu Manoel reclama dos buracos na principal avenida
A equipe de reportagem encontrou um caso especial que chamou atenção. O morador mais conhecido como Josias tem um filho cadeirante, que não consegue ao menos sair de casa, pois na quadra 10 onde mora já não existe, sequer, calçamento. A rua parece mais um traçado de rally.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Seu Josias tem um filho cadeirante e não consegue andar na rua com ele.j(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Seu Josias tem um filho cadeirante e não consegue andar na rua com ele
“Eu vivo sozinho com meu filho e não passeio com ele. Ele só sai quando é pra ir ao médico. A casa foi feita pensando na acessibilidade dos cadeirantes, com rampas e banheiro adaptados, mas sem uma rua de vergonha meu filho vive preso”. Reclamou seu Josias.
Imagem: Brunno Suênio/GP1 Filho passa a maior parte do tempo dentro de casa sem poder passear nas ruas do bairro.j(Imagem:Brunno Suênio/GP1) Filho passa a maior parte do tempo dentro de casa sem poder passear nas ruas do bairro
Prejuízos financeiros

Recentemente, o GP1 mostrou a comerciante Luiza que já fez uma série de adaptações em seu estabelecimento, devido à lama que desce da quadra H1 e invade a mercearia que fica ligada à própria residência. Ela teme que com o aumento das chuvas perca mais mercadorias, além de móveis e eletrodomésticos.
Imagem: Brunno Suênio/GP1 Dona Luiza(Imagem:Brunno Suênio/GP1) Dona Luiza
“Eu já tive mais de três mil reais em mercadorias perdidas e quero saber quem vai arcar com esse prejuízo. Essa não é uma área de risco, é uma região abandonada pelo poder público, onde ninguém faz nada. A rua onde o apresentador Beto Rego é a única que não tem problema”, ponderou a comerciante.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Rua do apresentador Beto Rego, uma das poucas que não há buracos.(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Rua do apresentador Beto Rego, uma das poucas que não há buracos

Imagem: Brunno Suênio/GP1Uma quadra depois da rua do apresentador e a situação já muda(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Uma quadra depois da rua do apresentador e a situação já muda

Indignado com a situação, o morador Telsírio Alencar fez um desabafo: " As ruas estão intrafegáveis, o direito e ir e vir está prejudicado. Conversamos com o Edson Melo, da SDU, que mandou consertar só as ruas que as linhas dos ônibus passam. Que interesse é esse? E as outras pessoas não são nada para o prefeito? Por que beneficiar só os empresários?".

"Nossa comunidade recebeu o nome de "comunidade sem prefeito" por que a gestão está ausente. Eu não sou candidato a nada, seu só quero que meu bairro tenha mais estrutura, nós não temos calçamento, espaço esportivo, estamos jogados às traças", disse o morador.

Telsírio disse ainda que os moradores se reuniram e decidiram que não vão pagar mais o IPTU: "Não vamos mais pagar o IPTU, por que o retorno não existe. Então, fazemos um apelo ao prefeito, que tá virando as costas para a comunidade. Queremos que a prefeitura tome uma iniciativa", finalizou.

Retrospecto


Em novembro do ano passado o GP1 levou as reclamações dos moradores do Portal da Alegria até o Superintendente de Desenvolvimento Urbano da zona sul, Edson Melo, que se comprometeu em consertar algumas ruas com o uso de uma máquina, enquanto não é feito o calçamento. Passado mais de 60 dias nenhuma ação foi tomada para mudar a condição dos moradores daquela comunidade.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.