Fechar
GP1

Política

STF recebe denúncia contra Eduardo Cunha e Collor; Ciro Nogueira não está na lista

Havia a expectativa de que o senador Ciro Nogueira também fosse denunciado pelo procurador Rodrigo Janot nessa primeira lista de parlamentares, fato que não aconteceu.

O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, denunciou na tarde desta quinta-feira (20), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha e o senador Fernando Collor ao Supremo Tribunal Federal por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A ex-deputada Solange Almeida (PMDB-RJ), atual prefeita de Rio Bonito (RJ) também foi denunciada.

Na denúncia, Janot pediu a condenação criminal, e a restituição de 40 milhões de dólares classificados como "produto e proveito dos crimes", e outra parcela, no mesmo valor, como reparação dos danos causados à Petrobras e à administração pública. O Procurador deixou de pedir o afastamento de Cunha da presidência da Câmara, no entanto o pedido pode acontecer futuramente.
Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters/Waldemir Barreto/Ag. SenaEduardo Cunha e Fernando Collor(Imagem:Ueslei Marcelino/Reuters/Waldemir Barreto/Ag. Sena)Eduardo Cunha e Fernando Collor
Cunha foi acusado pelo lobista Júlio Camargo, em acordo de delação premiada, de ter recebido 5 milhões de dólares do propinoduto. Para se defender, Cunha aponta digitais do Governo para arrastá-lo ao centro do petrolão, além de acusar o Rodrigo Janot, de perseguição como parte de um "acordão" com o Palácio do Planalto.

As primeiras denúncias contra Eduardo Cunha surgiram em 13 de outubro de 2013, quando o doleiro Alberto Youssef prestou depoimento no acordo de delação premiada e implicou o peemedebista em um esquema de pagamento de dinheiro sujo para viabilizar contratos de empresas privadas com a Petrobras.

As denúncias contra Collor, também apareceram na delação premiada de Alberto Youssef, quando o doleiro apontou o senador como beneficiário de propina em uma operação da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. A distribuição do dinheiro sujo contava com a participação do ex-ministro de Collor, Pedro Paulo Leoni Ramos, dono da GPI Investimentos e amigo de longa data do senador.

Ciro Nogueira
Imagem: Lucas Dias/GP1Senador  Ciro Nogueira(Imagem:Lucas Dias/GP1)Senador Ciro Nogueira
Ontem, O Globo e o Estadão informaram que havia a expectativa de que o senador Ciro Nogueira também fosse denunciado pelo procurador Rodrigo Janot nessa primeira lista de parlamentares, fato que não aconteceu.

*Com informações de Veja.com
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.