Fechar
GP1

Piauí

Tentativas de fuga são registradas na Penitenciária de Parnaíba

No primeiro dia do ano foram registradas quatro ocorrências dessa natureza na Penitenciária Mista de Parnaíba.

O sistema penitenciário do Estado começou o ano com novas tentativas de fuga. No primeiro dia do ano foram registradas três ocorrências dessa natureza na Penitenciária Mista de Parnaíba, três delas apenas na madrugada do réveillon.

Primeira tentativa

Por volta das 0h50 do dia 1º de janeiro ocorreu a primeira tentativa de funga da penitenciária. Sete presos da cela coletiva 7 tentaram se evadir do local.
Imagem: DivulgaçãoSete presos da cela coletiva 7 tentaram se evadir do local(Imagem:Divulgação)Sete presos da cela coletiva 7 tentaram se evadir do local

Segunda tentativa

Às 3h, o detento Paulo Augusto da Silva, da ala 8, foi pego já na área externa do presídio.
Imagem: DivulgaçãoDetento Paulo Augusto da Silva(Imagem:Divulgação)Detento Paulo Augusto da Silva

Terceira tentativa

Por volta de 3h40, doze presos da Triagem I haviam quebrado o cadeado da cela e se preparavam para destruir o segundo com um barra de ferro quando foram surpreendidos pelos agentes.
Imagem: DivulgaçãoPresos quebraram cadiado com barra de ferro(Imagem:Divulgação)Presos quebraram cadiado com barra de ferro

Críticas

De acordo com o diretor jurídico do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, que fez referência ao motim que aconteceu na unidade prisional no dia 15 de dezembro de 2015, a situação no presídio é preocupante. “A situação na Penitenciária de Parnaíba está difícil, teve o quebra-quebra, não tem gerência. Está difícil até a segurança dos agentes”, disse.

O sindicalista também reclamou da estrutura do local. Segundo ele os presos se amontoam nas celas, que são dividas apenas por cortinas. As visitas acontecem nas quartas-feiras e domingos durante todo o dia, mesmo sistema das visitas íntimas. “Uma verdadeira promiscuidade. Lá é um problema enorme, fizemos um relatório e mandamos para o secretário [Daniel Oliveira] no início de dezembro, cobramos soluções práticas e estruturantes, construção de presídios e realização de concurso, mas não tivemos reposta mesmo com as penitenciárias com decreto de emergência”, lamentou.
Imagem: Francyelle Elias/GP1Vilobaldo Carvalho(Imagem:Francyelle Elias/GP1)Vilobaldo Carvalho
De acordo com Vilobaldo, outro problema está no âmbito do gerente da penitenciária, que não comparece ao local e também desempenha a função de delegado regional. “Ele não está dando conta nem do cargo de gerente”, denunciou.

Vilobaldo Carvalho ainda afirmou que a situação no presídio se agrava por que não estão havendo punições disciplinar na unidade. “Eles acham que podem fazer de tudo, inclusive depredar a unidade prisional”, reclamou.
Imagem: DivulgaçãoPresos que tentaram fugir da Penitenciária de Parnaíba (Imagem:Divulgação)Presos que tentaram fugir da Penitenciária de Parnaíba
Imagem: DivulgaçãoBuraco em parede da Triagem  I(Imagem:Divulgação)Buraco em parede da Triagem I


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.