Fechar
GP1

Piauí

Trem de carga colide com metrô em Teresina

O maquinista do metrô, Gilvan Soares, que estava preso nas ferragens veio a óbito no momento do resgate.

Uma colisão entre um trem de carga da empresa Transnordestina, que vinha vindo do sentido centro sudeste, e um metrô, vindo em direção contrária, deixou dois mortos e um ferido, na tarde desta quarta-feira (11), próximo ao cruzamento da linha férrea na avenida Higino Cunha, zona sul de Teresina.
Imagem: GP1Trem de carga colide com metrô em Teresina(Imagem:GP1)Trem de carga colide com metrô em Teresina
As vítimas fatais foram identificadas como Gilvan Soares de Brito, maquinista do metrô, que ficou preso nas ferragens e morreu no momento do resgate, e Gilvan Camelo da Silva, auxiliar do trem, que morreu na hora. Aderson Luís, auxiliar do maquinista do metrô, conseguiu pular antes da colisão, foi socorrido e levado para um hospital da cidade.
Imagem: DivulgaçãoMaquinista Gilvan Soares de Brito, morto no acidente(Imagem:Divulgação)Maquinista Gilvan Soares de Brito, morto no acidente
Imagem: Bruna Dias/GP1Maquinista do metrô e auxiliar do trem ficaram presos nas ferragens (Imagem:Bruna Dias/GP1)Maquinista do metrô e auxiliar do trem ficaram presos nas ferragens 
De acordo com o sargento Nunes, do Corpo de Bombeiros, o maquinista do metrô, Gilvan Soares, tentou se jogar do veículo quando percebeu que iria acontecer o impacto, mas não conseguiu e acabou ficando preso nas ferragens.
Imagem: Bruna Dias/GP1Equipe do corpo de bombeiros realiza o resgate do maquinista do metrô que está preso nas ferragens (Imagem:Bruna Dias/GP1)Equipe do corpo de bombeiros realiza o resgate do maquinista do metrô que está preso nas ferragens 
Segundo um funcionário da Transnordestina que não quis se identificar, a causa do acidente foi uma falha de comunicação entre os dois veículos.

Por volta das 19h, equipes do Corpo de Bombeiros removeram o corpo do maquinista Gilvan Soares de dentro do metrô. O auxiliar do trem continua preso nas ferragens.
Imagem: Bruna Dias/GP1Ferragens dificultam retirada dos corpos (Imagem:Bruna Dias/GP1)Ferragens dificultam retirada dos corpos 
Investigação

Segundo o superintendente da Companhia Metropolitana de Transporte Público, Antônio Sobral, a companhia vai abrir uma comissão de inquérito para investigar se houve falha humana. "Vamos instaurar uma comissão de inquérito amanhã para fazer um levantamento da ocorrência. As conversas que são realizadas são gravadas. Não somente do maquinista com o controlador, como também, do controlador de uma empresa e outra, referente à liberação dos trens", informou.

Antônio Sobral, ainda afirmou que a companhia vai prestar todo apoio às famílias das vítimas.

Governo do Estado se pronuncia sobre acidente

O Governo do Estado do Piauí se pronunciou sobre o acidente ocorrido na tarde de hoje. Em nota, o governo lamentou o ocorrido e frisou que uma comissão técnica vai investigar todas as comunicações do sistema de rádio da ferrovia durante 30 dias, e depois, divulgar as causas do acidente.

Veja a nota na íntegra

O Governo do Estado lamenta o trágico acidente ocorrido entre o trem de carga da Transnordestina e o Metrô de Teresina, que levou a óbito duas pessoas - o maquinista do metrô Gilvan Soares de Brito e o auxiliar de maquinista da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), Gilvan Camelo da Silva. Outro funcionário do metrô, Aderson Luiz do Nascimento, que pulou do trem, está hospitalizado.

O diretor-presidente da Companhia Metropolitana, Antônio Sobral, esclarece que o trem de passageiro circulou até 9h da manhã e foi recolhido para garagem, pois a Transnordestina iria fazer serviços na linha, como distribuição de brita. Segundo ele, o trem de passageiro ficou de retornar ao trabalho às 16h para operar no horário de pico e quando voltou o trem de serviço ainda estava na linha.

Uma comissão técnica vai averiguar todas as comunicações do sistema de rádio da ferrovia para ver a causa e o porquê do trem de serviço ainda estar trabalhando na linha. A comissão de investigação tem 30 dias para analisar as comunicações, que são todas gravadas, e arquivadas para, então, divulgar laudo oficial sobre as causas do acidente.

O governador Wellington Dias está em viagem a Brasília, mas logo que tomou conhecimento do caso, determinou imediata mobilização dos órgãos competentes como Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde, Polícia e Detran. O governador se disse consternado e afirmou que o Governo estadual dará toda a assistência necessária para as vítimas e seus familiares.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.