Segundo a IDC, consultoria que acompanha o setor de tecnologia no Brasil, a venda de tablets no país caiu 32% no ano passado em comparação a 2015. Essa é a segunda queda anual de comercialização do eletrônico.
Os tablets já foram encarados como os sucessores do computador pessoal. Em 2015, a queda nas vendas dos aparelhos foi maior, 38%. O desempenho do ano passado representa 1,8 milhões a menos de unidades tablets no mercado em relação a 2015, quando foram vendidos 5,8 milhões de dispositivos.
Cerca de 4 milhões de tablets foram vendidos em 2016. A IDC inclui na conta ainda os aparelhos destacáveis. Mesmo assim, os notebooks com telas reversíveis não pesaram tanto a favor já que apenas 26,5 mil desses dispositivos foram vendidos.
De acordo com o G1, os novos modelos de smartphones de tela grande deve ser o fator principal na queda da venda dos tablets, já que o preço dos aparelhos não cresceu tanto em 2016. Variou apenas 3%, fazendo com que o preço médio fosse de R$ 513.
Wellington La Falce, o analista de mercado da IDCdiz que o “boom” de venda de tablets já passou –o último ano de crescimento foi 2014, quando a alta foi de 13%. Segundo ele, “80% do mercado ficou dominado por três empresas”, o que reduz as opções aos consumidores.
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