Fechar
GP1

Política

Vereador defende disciplina de educação no trânsito em escolas

O vereador, que já foi diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), ressaltou a importância de educar as crianças e jovens sobre a responsabilidade com as vidas no trânsito.

Após o grave acidente envolvendo os idealizadores do Coletivo Salve Rainha em Teresina, o vereador Tiago Vasconcelos defendeu a inclusão da disciplina de educação no trânsito nos currículos escolares. O assunto foi discutido em sessão plenária nesta quarta-feira (29), na Câmara de Vereadores de Teresina. 

Vasconcelos lembrou que o acidente não causa apenas espanto, mas também indignação na população. O motorista do veículo que, segundo uma testemunha, invadiu o sinal vermelho e provocou a colisão, foi preso em flagrante, mas foi liberado no dia seguinte, após audiência de custódia.
Imagem: Rayane Trajano/GP1Tiago Vasconcelos(Imagem:Rayane Trajano/GP1)Tiago Vasconcelos

O vereador, que já foi diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), ressaltou a importância de educar as crianças e jovens sobre a responsabilidade com as vidas no trânsito. Ele lembrou que quando esteve à frente do órgão criou uma operação de conscientização no trânsito chamada “Salva Vidas” e houve uma redução de 25% no número de acidentes em Teresina.
 
Como lição dessa operação, o parlamentar diz que o efeito que se faz com o trabalho de fiscalização e conscientização com os adultos não dura mais do que 30 dias. “Infelizmente os adultos já tem a mente feita, é mais fácil e eficaz educar uma criança. Por isso nós defendemos a implantação de uma disciplina de educação no trânsito em todas as escolas, sejam elas públicas ou particulares. Carro e moto não andam sozinhos, então o que acontece é culpa nossa. O que aconteceu com esses jovens é lamentável e o poder público precisa agir com eficácia nessa situação, que é um caso de saúde pública”, declarou o vereador.
 
O acidente 

A colisão aconteceu na noite do domingo (26), na Avenida Miguel Rosa. Bruno Queiroz, Jader Damasceno e Francisco das Chagas Júnior estavam em um Fusca, quando foram atingidos por um carro modelo Corolla, que invadiu o sinal vermelho. 
 
Bruno, que dirigia o carro, morreu no local. Jader e Júnior, foram levados ao Hospital de Urgência de Teresina. O condutor do Corolla, Moaci Moura da Silva, foi preso em flagrante com sinais de embriaguez, mas foi liberado na manhã seguinte após audiência de custódia.
 
Na noite de hoje (29), a equipe médica do HUT informou a morte encefálica de Júnior. Jader foi transferido ao Hospital São Marcos ontem (28), com fratura na perna direita. 
 
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.