Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Candidatos a prefeito de Teresina debatem sobre saúde no Simepi

O candidato a prefeito pelo PTN, Francisco das Chagas, o Quem Quem, também foi convidado para o debate, mas não compareceu.

O Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), promoveu debate na noite desta quinta-feira (22), com os candidatos à prefeitura de Teresina, Amadeu Campos (PTB), Dr. Pessoa (PSD) e Firmino Filho (PSDB) para discutir as propostas que ambos possuem para a cidade.

Dr. Pessoa foi o primeiro a falar e elencou as propostas para a Saúde contidas no plano de governo voltadas aos vários segmentos da sociedade como o idoso e a mulher. “Eu assumi o compromisso de construirmos a creche do idoso, que vai contar com uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde para cuidar da pessoa idosa. Não vai ser um asilo, mas um local para que eles fiquem durante o dia enquanto a família trabalha”, esclareceu.

  • Foto: GP1Dr. PessoaDr. Pessoa

Já para as mulheres Dr. Pessoa falou a respeito da construção de Complexo feminino. “Vamos construir o Complexo da Mulher para que estas sejam atendidas com dignidade, com reserva como deve ser. Dentro desse complexo, teremos também o atendimento da Lei Maria da Penha para a mulher vítima de violência”, disse Pessoa.

O candidato Amadeu Campos, segundo a falar por ordem de sorteio, elogiou o debate e falou da importância de políticas públicas para sanar os principais gargalos do setor. “Temos muitas carências e se eu for eleito prefeito, afirmo que iremos reunificar a saúde, pois hoje essa área é um corpo com três cabeças. Vamos mudar essa realidade”, assegurou Campos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Entrevista Amadeu Campos Amadeu Campos

O atual prefeito e candidato à reeleição, Firmino Filho (PSDB), lembrou que a prefeitura destina hoje 33% da receita para o setor da saúde, no entanto, lembrou que a Capital também atende os pacientes oriundos do Maranhão bem como do interior do estado do Piauí.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino FilhoFirmino Filho

“Nós temos orgulho de nossa saúde porque é referência para o Brasil e digo que aplicamos cerca de 33% de recursos com esse setor, mas sabemos também que temos muitos problemas e grande parte desses, causado pela sobrecarga que temos por termos que atender pacientes do vizinho estado do Maranhão, além dos municípios do interior piauiense. Isso acaba nos sobrecarregando, no entanto, temos adotado ações para suavizar esses problemas. Reformamos o HUT, acabamos com pacientes nos corredores, vamos ampliar o número de leitos, enfim, várias ações nesse sentido já foram e continuam sendo adotadas”, destacou Firmino.

O candidato a prefeito pelo PTN, Francisco das Chagas, o Quem Quem, também foi convidado para o debate, mas não compareceu. O sindicato optou por convidar os quatro candidatos filiados a partidos com representação de pelo menos nove deputados na Câmara Federal, como determina a Lei Eleitoral.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.