Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Evento busca soluções para superar desigualdades raciais em Teresina

O evento tem início nesta quinta-feira (24), no Centro de Convenções do Atlantic City. As inscrições para participar serão feitas no local de realização.

A II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (II COMPIR), que tem início nesta quinta-feira (24), busca a construção de estratégias para a implementação e fortalecimento das políticas públicas para superar as desigualdades raciais. O evento será realizado, até sexta-feira (25), no Centro de Convenções do Atlantic City e inscrições para participar serão feitas também serão feitas lá.

De acordo com Deusa Fernandes, que é gerente de Direitos Humanos (GDH) da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), o principal objetivo do evento é enfrentar o racismo. “Nós queremos pôr em pauta a discussão sobre mecanismos de institucionalização da promoção da Igualdade Racial, sempre observando os avanços que tivemos, bem como os obstáculos a serem superados, que ainda são muitos”, explicou.

O evento deste ano, que tem também como intuito promover o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, terá como tema geral “O Brasil na década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Garantia dos Direitos”. Para abordar essa temática, a programação conta com palestra ministrada pelo conferencista Nuno Coelho de Alcântara Júnior, do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR).

“Essa década foi instituída pela ONU e o conselho está seguindo esse tema central aqui no Brasil. Quatro eixos norteiam esse debate: A segurança, a justiça, as políticas públicas para a população afrodescendente e o desenvolvimento, ver quais são as ações que o município trata para o desenvolvimento, garantia de direitos e promoção social e igualitária dessa população em Teresina”, afirmou o conferencista em entrevista ao GP1.

Nuno comentou que é um momento ainda mais oportuno para realização da conferência em Teresina, depois que a Miss Piauí ganhou o título de Miss Brasil e sofreu ataques racistas na internet. “A conferência chega em um momento propício, pois a vitória dela é um avanço, uma conquista de uma luta que o movimento empreendeu esses anos todos para que a população negra pudesse assumir sua identidade com plenos direitos e condições de desenvolver-se”, ressaltou o conferencista.

A programação inicia oficialmente às 19h da quinta-feira, com a solenidade de abertura, que contará com a presença, dentre outras autoridades e lideranças, do secretário da SEMCASPI, Samuel Silveira, e do Prefeito de Teresina, Firmino Filho. E conta ainda com Roda de Tambores, momento de bênçãos para o evento, rodas de conversa com eixos temáticos e eleição de delegados para a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

Para a entrada será necessário o preenchimento de uma ficha de inscrição, com os dados pessoais, como de raça e etnia, além de informações sobre adesão ou não a alguma prática religiosa. O encerramento dos trabalhos se dará na sexta-feira.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.