Fechar
GP1

Teresina - Piauí

UESPI promove palestra sobre respeito à diversidade sexual em Teresina

A palestra faz parte a programação da 13ª Semana do Orgulho de Ser, realizada pelo Grupo Matizes e que conta com o apoio da UESPI em algumas atividades.

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoveu, na manhã desta terça-feira (29), a palestra "LGBT: aceitar é uma opção, respeitar é uma obrigação", da professora doutora Andrea Cronemberger Rufino, que é ginecologista e sexóloga, além de coordenadora do Núcleo Corpo e Sexualidade – Núcleo de estudos, Pesquisa e Extensão em Sexualidade.

  • Foto: Divulgação/UESPIUESPI promove palestra sobre respeito à diversidade sexual em TeresinaUESPI promove palestra sobre respeito à diversidade sexual em Teresina

A palestra destacou que o respeito à diversidade sexual que vai além da aceitação. A ministrante levou provocações antenadas com direitos sociais e propôs uma conversa com o ponto de vista de uma reflexão social explicando casos vinculados de homofobia no Brasil, sexismo, lesbofobia, transfobia, violência de gênero ou de orientação sexual.

"Respeitar é uma obrigação de garantir direitos de existência social, é nisso que devemos trabalhar para fazermos uma sociedade igualitária. A população LGBT vivencia situações recorrentes de violações dos seus direitos, e aqui a UESPI contribui com o debate na igualdade de gênero e respeito à diversidade, demonstrando o quanto a semana tem sido vista de forma positiva pelas instituições", afirmou Andrea Cronemberger Rufino.

  • Foto: Divulgação/UESPIMarinalva Santanta, coordenadora do Grupo MatizesMarinalva Santanta, coordenadora do Grupo Matizes

A palestra faz parte a programação da 13ª Semana do Orgulho de Ser, realizada pelo Grupo Matizes e que conta com o apoio da UESPI em algumas atividades. “Nosso objetivo é fazer um diálogo com os servidores das instituições de ensino, órgãos públicos e empresas privadas e ficamos satisfeitos com essa parceria. Destaco o primeiro fórum de violência LGBT que começa hoje, além de outras discussões que estão inseridas na grade de programação da semana”, ressaltou Marinalva Santana, coordenadora do Matizes.

O próximo encontro na UESPI será dia 31 de agosto a partir das 14h no Auditório da FACIME/UESPI com as palestras sobre “Transexualidade: do diagnóstico à terapia” e “Diretrizes gerais da hormonioterapia para pessoas trans”. Todas as atividades são abertas ao público e inclui no domingo (03) a Parada da Diversidade.

Confira a programação completa da 13ª Semana do Orgulho de Ser aqui.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.