O Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio do Programa Avançar Saneamento, aprovou o financiamento para execução de obras de drenagem da sub-bacia P10, que ocupa uma área de 2,5 Km² de extensão e abrange os bairros Tabuleta, São Pedro e Redenção, todos localizados na zona sul de Teresina.
O valor da operação de crédito foi no total de R$ 83 milhões de reais e contempla a construção de galerias e reservatórios de água. Os bairros de abrangência da sub-bacia possuem trechos críticos causados principalmente pela quantidade de água que infiltra no solo.
Estão previstas para serem realizadas, obras como a construção de aproximadamente 13 km de tubulação em galerias, entre redes de macrodrenagem e microdrenagem. Além disso será construída uma bacia de detenção, com isso, a água será acumulada na bacia, que terá a capacidade de 82.000 m³ acumulados.
No caso de o nível ser ultrapassado, a água será direcionada ao Rio Parnaíba, através de uma estação elevatória.
Tragédia do Parque Rodoviário
Devido à falta de investimentos em obras de escoamento, ocorreu a tragédia que atingiu o Parque Rodoviário, na zona sul de Teresina, no dia 4 de abril. Uma mulher identificada como Graça Bacelar, de 71 anos, e uma criança de 3 anos morreram depois que uma lagoa transbordou e um bueiro se rompeu, arrastando várias casas na localidade.
7ª capital que mais choveu
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que Teresina ocupa a 7ª colocação no ranking das capitais brasileiras que mais choveu em abril.
Ainda segundo o Inmet, o volume de chuva nos quatros primeiros meses correspondeu a 84% do volume de água que era esperado para todo o ano.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Enxurrada arrasta casas e deixa dois mortos na zona sul de Teresina
Teresina é a 7ª capital que mais choveu no Brasil no mês de abril
Ver todos os comentários | 0 |