Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Fiéis realizam carreata em homenagem a São Francisco de Assis em Teresina

A concentração ocorre às 16h30, na frente do Santuário de São Francisco de Assis, no bairro Dirceu.

Será realizada na tarde desta segunda-feira (04), uma carreata de encerramento dos festejos de São Francisco de Assis. A concentração ocorre às 16h30, na frente do Santuário de São Francisco de Assis, no bairro Dirceu, zona sudeste e Teresina.

Devido a pandemia de covid-19, a carreata vai substituir a tradicional procissão, que percorre as principais ruas do bairro Dirceu. Após a carreata, haverá a missa de encerramento dos festejos, que ocorre às 19h.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Procissão de São Francisco de Assis
Procissão de São Francisco de Assis

Conforme o pároco do Santuário São Francisco de Assis, padre Paulo Fernandes, essa é uma das maiores celebrações da cidade, pela devoção que os teresinenses possuem ao santo. “São Francisco de Assis é um importante santo para a maioria não só dos teresinenses, como dos brasileiros. Ele foi agraciado com as chagas de Jesus Cristo e sempre nos festejos, os devotos se vestem como ele, mostrando total respeito e devoção”, disse o religioso.

Antes da tradicional celebração de encerramento dos festejos, o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, vai abençoar a imagem de São Francisco de Assis, de aproximadamente 7 metros de altura, recém-chegada do interior do Ceará.

História de São Francisco de Assis

São Francisco de Assis, ou Giovanni di Pietro di Bernardone, nasceu na cidade de Assis, na Itália, no dia 5 de julho de 1182. Filho de um rico comerciante recebeu educação voltada para os negócios. Com 16 anos participou da luta contra a nobreza feudal, foi aprisionado na cidade de Perúgia, onde ficou um ano no cárcere.

Em 1203, de volta à cidade natal, Francisco entregou-se a uma vida de festas. Em 1206, orando na Capela de São Damião, ouviu um chamado de Cristo que dizia: “Vá, Francisco e restaure minha casa”. Desde então, entregou-se ao serviço de Deus e dos mais necessitados. Em 1208 fez votos de pobreza e começou a pregar sua doutrina.

Acompanhado dos primeiros discípulos pediu autorização ao papa para fundar uma irmandade. Em 1204 fundou a "Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis" e se instalou em cabanas nas montanhas, decidido a cumprir fielmente as Escrituras Sagradas, renunciando qualquer forma de propriedade, recusando mesmo ter uma igreja, vivendo das doações que recebe.

Em 1215, o Concílio de Latrão reconheceu a "Ordem dos Franciscanos", que já reúne inúmeros discípulos vindos de toda a península italiana. Iniciou uma grande peregrinação até o Oriente, para “converter os infiéis”. Na volta, em 1221, o papa Honório III impôs uma “regra” mais branda para a Ordem.

Em 1224, decepcionado, Francisco deixou a direção da Ordem e junto com três discípulos, optou pela vida na floresta, em contato com os animais. Doente e debilitado, é conduzido a Assis, onde queria morrer. Durante a viagem, os fiéis correram ao encontro do “santo”.

São Francisco de Assis morreu em Assis, Itália, no dia 3 de outubro de 1226. Dois anos depois de sua morte, foi canonizado pelo papa Gregório IX.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.