Fechar
GP1

Passagem Franca do Piauí - Piauí

Juiz suspende eleição da presidência da Câmara de Passagem Franca

Magistrado acatou pedido ajuizado por vereadores, que alegaram irregularidades na antecipação da eleição.

O juiz Marcos Augusto Cavalcanti Dias, da Vara única da Comarca de Barro Duro, determinou a suspensão da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Passagem Franca do Piauí, que reelegeu o vereador Felipe de Tarso Fonseca Farias, em sessão plenária realizada no dia 7 de agosto. A decisão foi proferida nessa quinta-feira (20).

O magistrado acatou pedido formulado pelos vereadores Evaldo Rodrigues, Samuel Nunes, Danilo Damasio, Maria da Cruz e Edilberto Bezerra, que ingressaram com ação anulatória com pedido de tutela de urgência, alegando irregularidade na antecipação da eleição.

“Narram os autores que são vereadores do município de Passagem Franca do Piauí-PI tendo sido surpreendidos com a publicação de ‘Convocação’ para eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal em completa dissonância com o art. 42 do Regimento Interno, que dispõe que a eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio deverá ser realizada ‘no dia 01 de janeiro do terceiro ano da legislatura’. Narram, ainda, que a antecipação da eleição somente poderia ocorrer caso fosse modificado o Regimento Interno, através de resolução, não tendo sido aprovada qualquer alteração no regimento que antecipasse a eleição”, consta na ação ajuizada pelos vereadores.

Analisando o pedido, o juiz Marcos Augusto Cavalcanti Dias entendeu que existe a possibilidade de macula ao regimento da Câmara Municipal, levantando riscos ao resultado útil do processo.

“Verifico, ante a narrativa autoral e os elementos de prova trazidos aos autos, a probabilidade de macula à norma regimental da casa legislativa municipal na eleição para a Mesa Diretora para o biênio 2023/2024”, declarou o magistrado.

Diante disso, o juiz concedeu tutela de urgência suspendendo todos os efeitos decorrentes da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Passagem Franca do Piauí.

O que diz o presidente da Câmara

Procurado pelo GP1 na tarde desta sexta-feira (21), o vereador Felipe Farias, presidente reeleito da Câmara, afirmou que ainda não foi notificado e criticou a ação ajuizada pelos vereadores. Ele adiantou que vai recorrer da decisão.

“Ainda não fui notificado, ainda nem fui ouvido, embasaram o pedido sem fato algum, alegaram que não tinha resolução [para autorizar a antecipação da eleição], e tem. Vamos recorrer”, declarou Felipe Farias.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.