Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Idoso espera há mais de 48 horas por leito de UTI em Teresina

José Garibaldi Araújo Guimarães, 60 anos, está em estado gravíssimo no Hospital Areolino de Abreu.

A família do idoso José Garibaldi Araújo Guimarães, 60 anos, está correndo contra o tempo desde o último sábado (09) na busca de uma UTI para mantê-lo vivo. O idoso que está internado em estado gravíssimo no Hospital Areolino de Abreu só sobreviverá caso seja transferido urgentemente para um leito de UTI, mas segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Fundação Municipal de Saúde (FMS), órgãos que gerem a saúde pública na Capital, nenhum hospital de Teresina dispõe de leitos vagos. Agora só resta a família aguardar e ter esperança que o idoso conseguirá vencer a batalha contra o tempo.

Segundo a filha de José Garibaldi, que não quis se identificar, o pai sofre com diabetes e teve hiperglicemia no último sábado (09). Ele está inconsciente e em estado gravíssimo no Hospital Areolino de Abreu, no entanto, não está recebendo atendimento médico necessário, pois a unidade de saúde não possui uma UTI e também não há leitos disponíveis nos demais hospitais da Capital.

Foto: Google MapsHospital Areolino de Abreu
Hospital Areolino de Abreu

“Ele está quase em coma e nos informam que não tem vaga de UTI nenhuma em Teresina. Ele está inconsciente em uma enfermaria sem estrutura nenhuma, não se sabe quanto tempo mais pode ficar ali, pode morrer a qualquer instante”, lamentou a filha de José Garibaldi.

Na tarde desse domingo (10), a juíza Elfrida Costa Belleza Silva, da Vara Núcleo de Plantão Teresina, concedeu liminar em caráter de urgência determinando que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizem imediatamente a transferência do idoso em ambulância adequada, com suporte de UTI, do Hospital Areolino de Abreu para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e procedam com a internação em leito de terapia intensiva.

No entanto, até a manhã desta segunda-feira (11), a transferência do idoso ainda não foi realizada.

Outro lado

Procuradas na manhã desta segunda-feira (11), a Sesapi e FMS informaram que ainda não foram notificadas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.