Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Encontro Confluências do Teatro Brasileiro acontece em outubro em Teresina

O evento é realizado pelo Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, que comemorou 10 anos de atividades.

Acontece entre do dia 11 a 15 de outubro de 2022, o II Encontro Nacional Confluências do Teatro Brasileiro - Poéticas da Cena Brasileira. O evento será realizado no Complexo Cultural Clube dos Diários – Theatro 4 de Setembro, Auditório da Biblioteca Pública Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho, SENAC e ruas do Centro de Teresina.

O encontro é realizado pelo Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, que comemorou em 2021 dez anos de atividades. O evento, logo na sua primeira edição, conseguiu tornar-se um dos mais expressivos eventos das artes cênicas do Estado do Piauí, presenteando Teresina com uma programação cultural diversificada e empolgante, trazendo mostra de espetáculos consagrados no cenário nacional, oficinas de grandes mestres do teatro brasileiro, mesas redondas sobre questões importantes da cultura contemporânea, shows e um Festival de Performances que mobilizou alguns artistas de referência do Piauí.

Foto: Divulgação/AscomEncontro Confluências do Teatro Brasileiro acontece em outubro em Teresina
Encontro Confluências do Teatro Brasileiro acontece em outubro em Teresina

Este ano, em sua 2ª edição, o “Confluências do Teatro Brasileiro” traz como tema: “Poéticas da Cena Brasileira”, abrindo passagem para a multiplicidade de linguagens, visões e conceitos que afetam artistas e públicos na atualidade da cena nacional.

O Festival, também, aumenta de tamanho, passando de 4 para 5 dias de intensa atividade, agregando a sua programação a “Mostra Novas Poéticas do Teatro Brasileiro de Expressão Piauiense” com 4 espetáculos, um recorte sobre experimentos e buscas da nova cena teatral do Piauí, além de dois espetáculos nacionais premiados, na parte formativa o festival oferecerá duas oficinas: “O Prazer da Voz Saudável”, com uma das grandes preparadoras vocais do Brasil, Babaya de Morais, e a oficina “Performatividade Drag-Queem” ministrada pelo renomado artista Samuel Alvis. A parte reflexiva do evento fica a cargo de pensadores de Pernambuco e São Paulo, que comporão duas Mesas Redondas no evento.

Além disso o “Confluências” incluiu em suas ações em 2022 a “Residência Artística Caretada (Cortejo Cênico de Abertura do II Confluências do Teatro Brasileiro)”, coordenada pelo bailarino e coreógrafo Datan Izaká, oportunizando que artistas e não artistas possam participar ativamente do festival. Além dessa iniciativa, acontecerá dentro da programação, o “II Festival de Performances Confluências – Poesia e Outros Confrontos”, momento ansiosamente aguardado pelos artistas piauienses, finalizando o festival uma grande festa com Velho Bad e Bia Magalhães.

Segundo Adriano Abreu diretor do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, (grupo realizador do evento): “ O Confluências do Teatro Brasileiro é mais que um festival de artes cênicas, em minha opinião é uma oportunidade de encontros incríveis, ampliação de visões e reflexão sobre rumos possíveis na arte e na vida. Preparamos esse evento como um ato de amor enorme pela arte e pelo povo dessa cidade”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.