Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Câmera flagra tentativa de fuga na Penitenciária Mista de Parnaíba

A penitenciária tem capacidade para abrigar 176 detentos, mas atualmente abriga 600 detentos.

Uma câmera de segurança flagrou o exato momento em que cinco detentos tentaram fugir da Penitenciária Mista Juiz Ibiapina, em Parnaíba, na madrugada desta sexta-feira (20). Eles foram capturados pelos políciais da Polícia Militar do Piauí e da Polícia Penal do Piauí.

O vídeo registrado pela câmera de segurança mostra que eles conseguiram escapar da cela em que estavam e usaram lençóis para escalar o muro do local. Ainda é possível observar um outro detento tentando escalar um dos pilares da Penitenciária Mista de Parnaíba. A tentativa de fuga dos detentos foi frustrada pela atenção dos policiais nas guaritas, que ajudaram a coibir a investida dos presidiários.

A post shared by GP1 (@portalgp1oficial)

A Penitenciária Mista Juiz Ibiapina tem capacidade para abrigar 176 detentos, mas atualmente abriga 600 detentos. O presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, declarou que que atualmente existem somente 7 policiais penais por turno na unidade, o que representa um baixo efetivo, que corresponde a proporção de um policial penal para 86 detentos.

"Apesar das adversidades, baixo efetivo, superlotação de presos, fizeram o trabalho com proeza, com determinação e compromisso. Parabenizo a todos [policiais penais] e conclamo a todos que redobrem as atenções nas unidades prisionais", manifestou Vilobaldo Carvalho.

Em nota, a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) reconheceu a superlotação do presídio e informou que já enviou reforços para atuar na segurança do local, assim como relatou que uma nova unidade penitenciária será construída na região Norte do Estado, em Buriti dos Lopes.

Veja a nota da Sejus:

A Gerência da Penitenciária Mista Juiz Ibiapina, em Parnaíba, informa que, na madrugada desta sexta-feira (20), 5 presos tentaram fugir. A tentativa foi abortada pelos policiais penais e militares que estavam de plantão no local. A Sejus reconhece a superlotação do estabelecimento, situação inerente a todo sistema prisional brasileiro, mas esclarece que já reforçou a segurança do local e uma nova unidade será construída na região Norte do Estado, em Buriti dos Lopes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.