Fechar
GP1

Porto - Piauí

Condenado por aplicar 302 cheques sem fundo, Dó Bacelar terá apelação julgada hoje

A apelação tem como relator o desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior.

O Tribunal de Justiça do Piauí, através da 2ª Câmara de Direito Público, vai julgar, na sessão do dia 02 de fevereiro, a apelação do prefeito do Município de Porto, Domingos Bacelar de Carvalho, o conhecido “Dó Bacelar”, condenado em Ação Civil Pública por Ressarcimento de Danos ao Erário, proposta pelo Ministério Público.

Dó Bacelar emitiu, durante os anos de 2003 e 2004, cerca de 302 (trezentos e dois) cheques sem fundos, causando prejuízo ao erário municipal, o qual teve que arcar com o pagamento de tarifas bancárias decorrentes da emissão dos referidos cheques, bem como da diferença de saldo na abertura do respectivo exercício financeiro, tudo comprovado por relatórios e pareceres do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Foto: Alef Leão/GP1Prefeito Dó Bacelar
Prefeito Dó Bacelar

A ação foi julgada procedente na Comarca de Porto e o prefeito condenado a ressarcir ao município o valor de R$ 30.798,90 (trinta mil setecentos e noventa e oito reais e noventa centavos), a ser corrigido monetariamente e sofrer a incidência de juros de mora pelos mesmos índices utilizados pela Contadoria do Tribunal de Justiça do Piauí, desde a data de 15 de julho de 2015. O prefeito foi ainda condenado ao pagamento de multa no valor de 6 (seis) salários-mínimos, em favor do Fundo de Modernização do Poder Judiciário, em razão da litigância de má- fé.

Dó Bacelar alega, na apelação, a ocorrência de prescrição, tendo em vista que os atos que lhe foram imputados se referem aos anos de 2003 e 2004 e a ação somente foi ajuizada em 2013.

O Ministério Público Superior se manifesta pelo desprovimento do recurso.

A apelação tem como relator o desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior.

A sessão será realizada no formato de videoconferência.

Outro lado

Dó Bacelar não foi localizado pelo GP1.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.