Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMC reúne carnavalescos para tratar sobre Campanha Carnaval Legal

O projeto da FMC em parceria com a Prefeitura de Teresina tem o objetivo de garantir inclusão e proteção.

O Palácio da Música de Teresina, foi palco de uma reunião geral com os blocos que receberão auxílio financeiro da Prefeitura Municipal de Teresina e da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. O encontro, que aconteceu nessa quinta-feira (2), teve como objetivo repassar aos dirigentes dos blocos todos os detalhes técnicos a respeito dos repasses e futura prestação de contas, bem como tratar da campanha “Carnaval Legal”, que visa dar proteção para as mulheres teresinenses durante a Folia de Momo.

O presidente da FMC, Ênio Portela, disse que a pasta da cultura está seguindo um desejo do prefeito Dr. Pessoa, que vem trabalhando para que esse Carnaval seja marcado pela inclusão e a proteção. O gestor citou ainda que para garantir a verdadeira inclusão, foram igualados os valores dos prêmios das majestades, bem como o apoio aos blocos que passaram a receber incentivos de acordo com a realidade de cada grupo.

Foto: Divulgação/ AscomCampanha Carnaval Legal irá proteger mulheres durante a Folia de Momo
Campanha Carnaval Legal irá proteger mulheres durante a Folia de Momo

“Separamos os blocos por categorias, e isso possibilitou ver a realidade de cada um deles, reparando uma injustiça que vinha sendo cometida ao longo dos últimos anos, onde blocos de médio porte, recebiam apenas uma pequena ajuda de mil reais, valor que não dava para cobrir nem um terço das despesas. O prefeito pediu para que a pasta da cultura fizesse um edital transparente, onde todos pudessem concorrer sem precisar de apadrinhamento.”, disse Ênio Portela.

PROTEÇÃO PARA MULHERES

Uma das preocupações da Prefeitura de Teresina é com a segurança dos foliões, em especial com a segurança das mulheres, por isso, ontem os dirigentes de bloco também tiveram reunião com representantes da Secretaria de Segurança Pública e de órgãos responsáveis por políticas públicas e proteção para mulheres. Lana Evangelista, diretora de Ações Temáticas da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí, falou da importância de ter os dirigentes dos blocos como parceiros na campanha Carnaval Legal.

“Dentro dessa campanha nos temos uma estratégia específica para enfrentar a violência contra as mulheres dentro do carnaval, nos do estado em conjunto com os diversos órgãos estaremos presentes dentro dos blocos de Teresina para coibir ou prestar assistência”, afirmou Lana Evangelista.

Para acompanhar a agenda de Carnaval da cidade de Teresina, basta acessar o site da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, que é o cultura.pmt.pi.gov.br. As informações também podem ser consultadas na página @cultura_the no Instagram.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.