Fechar
GP1

São João da Fronteira - Piauí

Juiz federal marca interrogatório do ex-prefeito Antônio Ximenes

A audiência de instrução foi marcada pelo juiz federal substituto Flávio Ediano Hissa Maia.

O juiz federal substituto Flávio Ediano Hissa Maia, da Vara Federal de Parnaíba, marcou para esta quinta-feira (13) o interrogatório do ex-prefeito de São João da Fronteira, Antônio Ximenes Jorge, mais conhecido como “Carne Assada”, do ex-secretário de Finanças, João Paulo Araújo Ximenes, de Mônica Maria Reis Dantas Arraes e do empresário Antônio de Sousa.

Eles são réus em ação penal ajuizada pelo Ministério Público Federal acusados de apropriação de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio.

A audiência de instrução está marcada para às 9h, quando haverá a inquirição das testemunhas arroladas pela acusação, bem como a realização do interrogatório dos acusados.

O ato será realizado na modalidade presencial, na sala de audiências da Justiça Federal de Parnaíba, e na modalidade telepresencial, por meio de videoconferência com a Vara Única da Comarca de Piracuruca.

Acordo de Não Persecução Penal

No dia 7 de julho deste ano, o procurador Saulo Linhares da Rocha ofereceu aos acusados o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) com as condições cumulativas de prestação de serviços à comunidade, em local a ser indicado pelo juiz pelo prazo de 6 meses, e prestação pecuniária no valor de R$ 50 mil.

Para o acordo, os acusados deverão manifestar interesse e comprovar o preenchimento dos requisitos legais com apresentação de certidões de antecedentes criminais emitidas pela Justiça Federal e pela Justiça Estadual, assim como pela Polícia Federal e pela Polícia Civil.

O ANPP é um instrumento a serviço de uma justiça penal consensual, na qual o acusado reconhece o erro e o representante do Ministério Público entende que há meios mais eficientes de reparação do mal causado do que propriamente o encarceramento.

Inquérito

A denúncia do Ministério Público Federal, recebida em maio de 2026, teve como base inquérito policial concluído em setembro de 2014 pelo delegado da Polícia Federal, Nivaldo Feitosa, para investigar denúncia consistente em emprego irregular de verbas públicas repassadas em favor do município de São João da Fronteira, pelo Ministério da Educação, para o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

O delegado concluiu pelo indiciamento de João Paulo Araújo Ximenes, Mônica Maria Reis Dantas Arraes e empresário Antônio de Sousa pelos crimes de apropriação de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio, concurso de pessoas e associação criminosa.

Já o ex-prefeito Antônio Ximenes Jorge foi indiciado apenas pelo crime de apropriação de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio.

Outro lado

Procurado pelo GP1 na tarde desta quarta-feira (12), o ex-prefeito Antônio Ximenes não foi localizado para comentar o caso. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.